Friday 13 August 2010

Alice Mabota e a corrupção

Entretanto, a presidente da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos, Alice Mabota, uma das oradoras do encontro, afirmou que a corrupção constitui uma das maiores causas do empobrecimento da qualidade de vida em Moçambique e do descrédito do sistema de administração pública, incluindo o judicial.
Segundo Alice Mabota, a corrupção tornou-se, acima de tudo, um exercício de sobrevivência dos moçambicanos. Ajuntou que não ser corrupto hoje é um acto de muita coragem e ser honesto parece ser estúpido, pois os pressupostos de honestidade e integridade têm a tendência de desaparecer.
“Vivemos num clima em que a corrupção se tornou a razão e meio aceitável de acumular riqueza”, disse, acrescentando que na era samoriana, a corrupção era de difícil manifestação e com escasso âmbito de aplicação devido ao contexto social, económico e político que caracterizava o país na época.
Afirmou que a maior consequência da corrupção é que ela delapida os recursos e bens públicos essenciais para a efectiva melhoria das condições de vida dos cidadãos.

Leia aqui.

1 comment:

Anonymous said...

Parece que os padrões de honestidade mudaram no nosso país e outros.
D. Alice Mabota afirma muitas verdades, que devem confundir e aborrecer os seguidores desta nova doutrina da corrupção que tem raízes em todos os sectores da nossa sociedade.
A corrupção é como um cancro, que se metastiza, e cujas raízes (metasteses) se espalham e impermeiam as infra-estruturas semeando o caos, a discórdia, a desgraça e por fim conduzindo à morte.
A solução é exterminar o cancro na sua fase inicial.
Maria Helena