Thursday 18 June 2009

“Nacala-Porto não pertence a Dhlakama”

Daviz Simango, presidente do MDM

“Portanto, se assim fosse, estaríamos numa situação em que se o Daviz Simango morasse na Beira nenhum outro líder político teria espaço para exercer política", diz Daviz Simango. O presidente do Movimento Democrático de Moçambique diz que não ficou surpreendido com as afirmações do líder da Renamo segundo as quais ele e o seu movimento estiveram no “seu território”, no Município de Nacala-Porto, província de Nampula.

“Nacala não é de Dhlakama”

Simango afirmou que não entende como é que o líder da Renamo, que se intitula “pai da democracia” viola de forma grosseira as regras democráticas ao impedir que outras forças políticas actuem no mesmo espaço, alegadamente porque o espaço lhe pertence. “Portanto, se assim fosse, estaríamos numa situação em que se o Daviz Simango morasse na Beira nenhum outro líder político teria espaço para exercer política.
O Presidente da República está em Maputo, então, nenhum partido ou presidente de partido pode exercer actividades políticas em Maputo. Eu penso que é uma fuga de responsabilidade e nós não iremos recuar. Vamos dar seguimento ao processo na Procuradoria e continuaremos a fazer política em todo o país. Nacala não é propriedade de Dhlakama ”.
Aliás, Daviz Simango lembra que foi exactamente para evitar colisões políticas que o seu movimento alterou a data da realização do Conselho Nacional, dado que as primeiras datas coincidiam com as do Congresso da Renamo. “Ficámos arrependidos, porque o congresso da Renamo até hoje só se marca e se desmarca”.
Simango disse mesmo que não compreende como e porque razão o líder da Renamo afirmou que o MDM esteve em Nacala alegadamente para o provocar ou desafiar.

( Francisco Raiva, O País )

2 comments:

Anonymous said...

A. Dhalakama nao deve estar mesmo bom da cabeca. Desde quando Nacala-Porto sao sua pertenca? O que ele diz nao faz sentido, so demonstra que nao e democrata e que e um invejoso e se sente ameacado com a credibilidade e impacto que o MDM esta a ganhar.
Maria Helena

JOSÉ said...

Dhlakama já foi vítima deste tipo de comportamento mas não aprendeu.
Fique bem claro, em Moçambique os políticos devem ser livres para fazerem comícios em qualquer localidade, nenhuma parcela do País pode pertencer a qualquer Partido.