Wednesday 17 June 2009

Dhlakama dá ordens a polícia


Mais uma arma só devolvida à polícia depois de ordens do líder da perdiz

(Maputo) O Presidente da Renamo continua a ser notícia no país, mais por más notícias. No decurso do trabalho, alegadamente político, que a Renamo e o seu candidato vem desenvolvendo na província de Nampula, os homens de Afonso Dhlakama destacam-se por conseguir, de forma até estranha, dominar os homens da lei e ordem destacados a seguir as actividades políticas que têm estado a acontecer um pouco por todo o país, especialmente em Nampula.
Depois de conseguir retirar a arma e respectivo chapéu ao agente da PRM que tinha sido destacado para garantir ordem e segurança no comício de Daviz Simango na semana passada em Nacala Porto, eis que, na última sexta-feira, os homens da Renamo conseguem, mais uma vez, retirar a arma ao agente da Polícia de Investigação Criminal destacado para acompanhar o trabalho político de Afonso Dhlakama em Nacala Velha. A arma (pistola), conforme apuramos no local, só foi devolvida ao agente da PIC depois de Afonso Dhlakama ter ordenado que os seus homens assim o fizessem. A ordem não bastou, pois, a arma só foi devolvida mediante um pedido de desculpas por parte dos agentes da PIC. Mesmo a presença do Director da PIC em Nacala Porto, José Boaventura, não foi suficiente para amainar os ânimos dos homens da Renamo liderados pelo deputado da Assembleia da República pela bancada parlamentar da Renamo, Simeão Bute.
Com a pistola arrancada, à força, ao agente da polícia em punho, o deputado da Renamo fez questão de exigir pedidos de desculpas ao agente da PIC como condição para a devolução da pistola, mesmo depois de ter recebido ordens de Dhlakama para que imediatamente devolvesse a arma ao agente da polícia. No local já estavam presentes além do Director da PIC e seu agente mais dois agentes da PRM devidamente fardados.
O deputado da Renamo, em pleno comício de Afonso Dhlakama, conseguiu humilhar os agentes da PRM com perguntas como: “Diga lá, o que você está a fazer aqui com esta arma? Pensa que quem é você aqui. Da próxima vez…(apontando a arma ao polícia)…cuidado”.
As populações que puderam presenciar ao acto disseram que a passividade demonstrada pela polícia é inaceitável tendo em conta a atitude e comportamento demonstrado pelos homens de Afonso Dhlakama.

FONTE: Savana

NOTA: Intolerancia, violencia e intimidação são inaceitáveis em democracia!

2 comments:

Anonymous said...

O Sr. Dhlakama parece mais um palhaco de circo, de lider mostra que nada tem, infelizmente nao vai mudar, para infelicidade de todos os que apostaram nele anos a fio.
Maria Helena

JOSÉ said...

Muito preocupante este comportamento, e ainda nem sequer estamos em campanha eleitoral.