Friday 5 June 2009

Movimento Democratico de Mocambique-(MDM)

O que e' MDM?
E' certo que existem muitas perguntas sobre o surgemento do MDM e o seus objectivos sobretudo nas cabecas daqueles que nao querem que mocambique se desenlva em democracia. Essas perguntas sao de facto acompanhadas por tipos de esterios que descrevem a MDM com objectivo de desmobilisar a massa popular em receber e aceitar esta nova onda democratica em Mocambique. Contudo pode se confirmar que a massa popular e a base em Mocambique estava desde ja a espera desta oportunidade, uma era marcada por aparecimento de um movimento democratico nascido de uma democracia Mocambicana. Um movimento, fihlo de ambos de dois partidos mais populares em Mocambique, Renamo e frelimo.
Sim, este movimento e' resultado da competicao marcada no mercado democratico entre a Frelimo e a Renamo e os que o formaram conhecem muito bem as estrategias politicas que os dois gigantes sempre usaram e continuam a usar e dai ha' esperanca de que MDM venha ser capaz de capitalizar os erros que os pais praticam e demonstrar uma democracia viavel em Mocambique. Entretanto e' ainda prematuro adiantar que O MDM saira' vitorioso nas proximas eleicoes gerais marcados para Outubro do ano corrente, porem existe ja um sentimento de felecidade nos coracoes daqueles que teriam perdido esperanca democratica e que teriam sido desencourajados pelos FRELIRENAMOS. Eles ja pulam e saltam com a alegria porque o MDM e' e sempre sera' inclusivo e diferente dos dois antagoinistas.
existem aqueles que ja afirmam que o MDM e' um partido da Beira, MDM e' filho da Renamo, MDM e' so um sonho em base. A verdade e' que o MDM e' um partido recemnascido e forte em Mocambique composta por todos tipos de camadas socias do Rovuma ao Maputo. O MDM e' resultado das desparidades democraticas cometidas pela a Frelimo e a Renamo e e' dai onde este partido e' forte.
Porem ha' que realcar que o povo Mocambicano deveria se orgulhar desta maduridade porque ela e' a verdade democratica que se manifestou devido a pratica de democracia iniciadas ja a 17 anos depois de introducao do sistema multidario em Mocambique, dai ha que dar credito os pais deste partido que sao a frelimo e Renamo.
O MDM nao e' apenas partido dos Ndaus, Makuas, changanes, Masenas, Madeues, Manhungues, Maparpatos, Nhanjas,ajawas, Rongas, Machiwabos, Makondes e outros mas tambem ele e' um partido dos Mocambicanos do Rovuma ao Maputo.
Juntos unidos construiremos uma democracia verdadeira em Mocambique.
Avante MDM!


( Raul Novinte, www.vozdenampula.blogspot.com )

2 comments:

Anonymous said...

Tambem acho, o MDM e o partido de TODOS os Mocambicanos, do Rovuma ao Maputo, por isso, a minha aposta sincera nele. Maria Helena

JOSÉ said...

É gratificante constatar que muitas pessoas começam a acordar para a realidade do MDM.