Monday 15 June 2009

Dhlakama confirma…/ Arma encontrada na residência onde encontrava-se hospedado

…e recorda que muitas pessoas já tentaram processá-lo para ganhar protagonismo, pois “qualquer pessoa que fala metendo meu nome no meio torna-se importante”


(Maputo) O Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, confirmou no final da semana passada em Nacala Velha, que, de facto, a arma arrancada ao agente da Polícia da República de Moçambique que tinha sido destacado para manter a ordem e segurança nas actividades políticas do MDM, foi encontrada na residência onde encontrava-se hospedado em Nacala Porto. O líder do maior partido da oposição, justificou o facto argumentando que, a arma foi deixada em sua residência por populares que, depois de arrancá-lo à polícia, tiveram medo de permanecer com aquele instrumento de guerra.
“De facto aconteceu. E nós também admiramos porque vimos populares a trazer a arma. São populares que tinham medo de represálias, chegaram e entregaram me a arma juntamente com o chapéu da polícia. Imediatamente a polícia chegou, nem levou duas horas, e eu disse levem lá. Levaram a arma e se foram. Portanto isso não pode ser motivo para problemas” – disse Dhlakama.
Em relação ao processo criminal que o MDM e Daviz Simango prometeram remeter aos órgãos judiciais contra ele e seu partido, Dhlakama, mostrando-se tranquilo disse apenas que não estava preocupado com aquilo que chamou de ameaça e busca de protagonismo.
Aliás, recordou que muita gente já tentou o processar, dos quais o Presidente do Partido Independente de Moçambique, Yaq Sibindy. Mas, ressalvou Dhlakama, ninguém fez nada porque estavam todos à busca de protagonismo.
Por outro lado, Dhlakama mostrou-se agastado com alegado comportamento de o Movimento Democrático de Moçambique tentar colher em machamba alheia.“Até o Presidente Chissano nunca foi para um sitio em que sabia que eu estava lá. Mesmo este actual, o Presidente Guebuza nunca chegou a um distrito em que eu estivesse lá. E eu também nunca. Mas como é possível? Se nem estamos em campanha? Ir nas sedes da Renamo recrutar membros? Nao, não pode” - desabafou o líder do ainda maior partido da oposição em Moçambique.

FONTE: Savana, 15/06/09


NOTA:
Intolerância e violência política são inaceitáveis em democracia!

2 comments:

Anonymous said...

Mas afinal existem zonas restrictas em Mocambique? Cada um desloca-se para onde bem entender, ninguem e dono de algum distrito ou provincia. Se as coisas vao tao bem para si e seu partido, porque teme tanto o MDM? Se os seus membros estao contentes com o desempenho da Renamo e suas politicas, porque temer que estes se afiliem ao MDM?
A historia da arma nao esta muito bem narrada, ha muita coisa que parece nao encaixar bem.
Maria Helena

JOSÉ said...

Este lamentavel incidente nao pode ser tolerado, a Renamo esquece-se que tem sido vitima inúmeras vezes deste tipo de comportamento e mentalidade.
Em democracia, nao pode haver zonas restrictas!