Wednesday 10 June 2009

ATENTADO CONTRA DAVIS!?



Cerca das 19 horas de Terca feira, acabava de sair de um encontro que teve lugar no Ministerio dos Negocios Estrangeiros Britanico (FCO) em Londres, quando comecaram a entrar varias mensagens (sms) com o mesmo teor. Davis havia escapado de um atentado em Nacala!
Fiquei incredulo! Nao poderia acrediar que o meu pais, aquela perola do indico que tanto amo, havia uma vez mais perdido a compustura civilizada e se resvalava para o barbarismo! O que me surpreendeu na noticia nao foi o acto ou o facto, mas sim o espaco e o tempo! Ou seja, nao esperava que o atentado a Davis Simango acontecesse tao ja! Nos meus calculos conservadores, conhecendo a cultura militar dos dois partidos parlamentares em Mocambique, esperava que o uso de meios militares como instrumentos de persuasao e campanha politica e eleitoral comecassem a ser usados a escassos dias do periodo eleitoral! Mas uma vez mais estava eu enganado! O aviso a navegacao fora dado pela Frelimo, quando tentou fazer voar sem sucesso, o quartel da Renamo em Maringue, ha cerca de dez dias atras!
Ai o meu alarme tocou, sabia que a Renamo ripostaria, mas nao sabia que, a ser verdade o que foi reportado pela imprensa, que o tiro seria na direccao errada! Ou seja, que a Renamo ao inves de responder a provocacao da Frelimo, teria mais apetite em responder ao MDM! Ou seja para a Renamo actual, dando fe ao reportado pela imprensa, tem como adversario principal nao a Frelimo mas sim ao MDM! O que em politica nao deixa de ser uma aberracao!
Permitam/me confessar que tambem achei bizarra e sem nexo a atitude do Conselho Nacional do MDM de nao ter escolhido um Secretario Geral!
Desde o acidente que Dhlakama sofreu ha cerca de dois anos na Avenida Eduardo Mondlane, que tenho duvidado da sanidade mental do lider! E que de la para ca, me parece que Dhlakama assumiu que era um ser mortal e que nao chegaria a Ponta Vermelha! Tendo entao comecado a ensaiar uma estrategia de auto/destruicao sua e do Partido, que pelo menos na minha logica, ja nao fazia sentido! Foi nessa altura que suspendi sem ruidos a minha participacao nos trabalhos do famigerado Governo sombra!Sabia e havia recolhido provas mais do que suficientes para ter a certeza que Dhlakama nao aceitaria em vida outro lider da Renamo ou da oposicao que nao ele proprio, mas nao sabia que estivesse preparado para cometer um araquiri politico! Alias so a minha insensatez politica me permitiu entreter por algum tempo cenario diferente Militar que se preze como tal prefere morrer em combate, que render/se as evidencias! Foi assim com Savimbi e assim foi com muitos lideres militares! Porque seria diferente com Dhlakama! Parece que Dhlakama esta preparado para morrer afundando com ele a Renamo e quica a oposicao!
Recebida a mensagem, liguei para varios amigos na Renamo, no MDM e na Frelimo. O sentimento era comum! Incredulidade! Repulsa! E total condenacao do acto!
Em seguida, falei com o porta voz do MDM que me confirmou o ocorrido! Ouvi a Radio Mocambique via internet e por fim falei com Davis! Apesar da confirmacao de todos os intervenientes ainda custava/me acreditar no que estava a ouvir! So quando o proprio Davis de viva voz me confirmou o sucedido ao telefone, respirei fundo! O meu pior medo veio ao de cima! O pior cenario que havia desenhado para este ano estava a revelar/se tres meses mais cedo!
Confesso que perdi a compustuta! Que preciso de pelo menos 24 horas para voltar a entender o meu pais!
De momento tenho duas hipoteses de trabalho. Das duas uma, ou Dhlakama pirou de vez, ou entao eu estou a ficar desqualificado para compreender o meu pais!
A pergunta que faco e muito simples. O que e que a sociedade civil, os partidos politicos, as autoridades competentes e a comunidade internacional vao fazer para evitar que Mocambique volte a guerra? Vamos assistir a um silencio cumplice perante um atentado a vida de um lider partidario pacifico? Ou o MDM devera tambem armar/se para poder competir em igualdade de circunstancias?
Este e um momento serio para qualquer patriota que ame a patria, a paz, e o desenvolvimento de Mocambique! Nao permitamos que Mocambique volte a ser flagelado pelo fantasma da guerra por causa da loucura, da ambicao, do egoismo e da loucura de um homem! A Renamo tem gente boa e de bom senso! Essa gente andou calada durante muito tempo e ajudou a criar o .fenomeno. que hoje temos! E sua responsabilidaee participar na sua domesticacao e ou retirada da vida politica do pais! Na falo por sofisma, conheco a sua dedicacao e amor pela paz, desenvolvimento e bem estar do povo mocambicano, tanto mais que foram colegas durante varios anos de arduo trabalho para a transformacao desta forca politica num partido normal! Nao permitamos que o sacrificio de milhares de mocambicanos, que deram suas vidas e seus membros por uma causa justa seja traido pela ambicao desmedida de um homem!!!
E imperioso que os mandantes deste crime sejam punidos exemplarmente para que situacoes destas nao voltem a acontecer! Somos pela paz, pela democracia e pelo desenvolvimento de Mocambique.
A ser verdade, e importante que membros da propria Renamo denunciem este atentado a paz! O seu silencio sera considerado uma aprovacao tacita ou implicita, pois diz o adagio popular que cala consente!
EU nao me calo e ninguem me fara calar! CONDENO O ATENTADO! E SEUS PERPETRADORES DEVER SER CHAMADOS A JUSTICA! So assim valorizares a vida daquleas que deram suas vidas para que hoje tivessemos o direito a opiniao, de expressao, a liberdade religiosa, a propriedade privada, de movimento, associacao!
E importante que seja nomeada uma comissao de inquerito publica e imparcial para apurar as circusntacias do incidente! E trazidos os resultados da comissao os culpados sejam trazidos a justica!
O dia 9 de Junho der 2009 ficara indelevelmente marcado como o dia da vergonha em Mocambique!
Gostariamos de ouvir a condenacao inequivica deste acto por parte de todas as forcas politicas, e do chefe do estado!E ja que o Ministro Britanico para Africa esta em Maputo, gostaria de ouvir o seu pronunciamento sobre o incidente!
E mais nao disse!
Manuel de Araujo

4 comments:

Albertino José Henriques Silva said...

Bom dia caro Zé,

Para mim a situação era de todo previsível. Atente na minha mensagem no Reflectindo em Novembro de 2008: http://comunidademocambicana.blogspot.com/search?updated-min=2008-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=50

Um abraço

Albertino Silva

JOSÉ said...

Estimado Tino, recordo-me do que escreveu mas fui refrescar a memória:

" ... protejam o nosso líder, pois acredito que a partir daqui a sua segurança pessoal e familiar terá de ser reforçada, pois os anti-corpos criados com a sua eleição, poder-lhe-ão ser fatais, se não forem tomadas as medidas adequadas.Moçambique já possui mártires suficientes... "

Nós estavamos avisados, mas fomos surpreendidos com esta selvajaria inaceitável em democracia.

Vamos estar muito atentos, até porque este caso vai ter repercussões e até aproveitamento político de alguns.

Abraço forte,

Anonymous said...

Sempre tive a sensacao do que o que aconteceu aos seus Pais, tambem poderia acontecer com ele. Onde anda a justica em Mocambique? Queremos todos estes assassinos apresentados em tribunal e encarcerados, incluindo o dono da arma... D. Simango precisa de proteccao pessoal. Maria Helena

JOSÉ said...

Penso que algumas medidas vão ser tomadas, mesmo a Polícia terá de intervir e o Estado providenciar protecção.
Esperemos pelos proximos acontecimentos, a credibilidade dos politicos, Policia e Justiça tambem esta em jogo.