Tuesday 2 June 2009

África será mais afectada pela crise mundial

As economias dos países membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, SADC, serão as mais sacrificadas, pela crise mundial, quando comparadas com as da África Oriental, ao registar, segundo previsões, um crescimento na ordem de 0.2 contra 5.5 porcento, respectivamente, Segundo um relatório da Organização de Desenvolvimento e Cooperação Económica, OCDE.
De acordo com a OCDE a primeira economia do continente africano, a África do Sul, também não sera poupada: o Produto Interno Bruto (PIB) deverá progredir 1.1 porcento no ano em curso, contra os 3,1, de 2008.
Esta previsão é divulgada numa altura em que as moedas desses países, SADC, tem estado ao longo do ano a registar uma desvalorização acelerada face ao dólar americano.
O PIB do continente registrará este ano uma queda para menos de metade dos valores registados, em 2008, prevê a OCDE, considerando Angola um dos piores casos de África.
As previsões para Angola são das piores já que o PIB deverá perder 23 pontos de crescimento, passando dos 15.8 porcento positivos registados, em 2008, para -7.2 previstos deste ano.
O documento indica que, após cinco anos de forte crescimento, a economia africana deverá conhecer “uma com pressão brutal”, em 2009, devido a crise mundial que poderá afectar alguns avanços democráticos, no continente.O PIB africano deverá aumentar 2.8 porcento, ou seja, menos de metade do registrado, em 2008, 5.7 porcento, antes de uma “recuperação moderada”, em 2010, 4.5 porcento, prevê a OCDE.

( A Tribuna Fax, 29/05/09 )

2 comments:

Anonymous said...

A crise chegou a Africa. Infelizmente, os pobres serao 'ainda mais afectados', o que me entristece bastante. O mundo esta a atravessar uma crise financeira/recessao e todos os paises, em grau maior ou menor, estao sendo afectados. Temos de ter esperanca que as coisas irao melhorar. Maria Helena

JOSÉ said...

Pois, evidentemente que África tem de ser atingida por esta crise.
Vamos esperar que esta crise seja tempo de reflexão e que passe rapidamente.
Temos de estar preocupados mas confiantes no futuro.