Monday 18 February 2013

Um livro para saborear

“The Best Flavours of Mozambique”.


Para o autor do prefácio, Naguib Omar, “para além da arte de bem cozinhar, este livro espelha um Moçambique na sua plenitude e no máximo do seu esplendor”.
Para quem aprecia os sabores de Moçambique, tem agora um instrumento, através do qual pode conhecer variadas receitas da culinária moçambicana.“Gastronomia Moçambique Contemporânea”, em versão inglesa “The Best Flavours of Mozambique”, é título do primeiro volume da colectânea “Sabores de Moçambique”, da autoria do mestre de cozinha moçambicano Acine Abdul, disponível no mercado.
Em meados de 2006, o autor decidiu escrever um livro de gastronomia moçambicana. O projecto foi ganhando forma, num “laboratório concebido para o efeito”.
Cedo Acine Abdul apercebeu-se de que não era possível “meter tudo no mesmo tacho”, razão pela qual optou por “preparar e servir em três pratos diferenciados”, ou seja, em três volumes.
O primeiro, “Gastronomia Moçambicana Contemporânea” (receitas criadas ou recriadas pelo autor). O segundo, “Gastronomia Típica/Tradicional” (mosaico de comidas, bebidas, frutos silvestres, de todas as províncias do país). O terceiro e último, “Sabores Exóticos de Moçambique” (Gastronomia Moçambicana com influências árabe, asiática e portuguesa).
No âmbito deste projecto, o autor teve o prazer de viajar por quase todo o país, para a recolha de imagens e pesquisa dos pratos, e maravilhar-se com a enorme riqueza de que Moçambique é possuidor. Perante esta constatação, decidiu registar no Instituto de Propriedade Industrial (IPI) a marca “Sabores de Moçambique” com vista a produzir, promover e comercializar “os produtos de excelência” do país.
Através de uma estratégia de marketing adequada e eficiente, a marca “Sabores de Moçambique” propõe-se a capitalizar o seu vasto potencial, nomeadamente os seus frutos, os seus mariscos, os seus peixes, as suas carnes, a sua amêndoa de caju, o seu amendoim, os seus óleos, entre outros.
“Gastronomia Moçambique Contemporânea” é para o autor o livro de gastronomia mais completo alguma vez publicado no país. divide-se em quatro fracções, nomeadamente, “Mariscos de água doce”, “Peixes de águas moçambicanas”, “Aves à moçambicana”, e “Carnes à moçambicana”.
Para o autor do prefácio, Naguib Omar, “para além da arte de bem cozinhar, este livro espelha um Moçambique na sua plenitude e no máximo do seu esplendor”.
Segundo o mesmo, o autor vai mais longe no seu livro e propõe-nos um “roteiro gastronómico” por vários locais turísticos de Moçambique.
“explica-nos os termos técnicos e revela-nos preciosos segredos de cozinha”, bem como a bebida adequada para acompanhar cada um dos seus pratos.

O País

No comments: