Tuesday 19 February 2013

Luis Boavida reconduzido no cargo de SG do MDM

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) reconduziu Luís Boavida no cargo de secretário-geral, durante a reunião do Conselho Nacional de domingo, em Quelimane, no centro do país, para analisar as eleições autárquicas deste ano e as gerais de 2014.
Luís Boavida, antigo deputado da Renamo, principal partido da oposição moçambicana, foi nomeado no ano passado secretário-geral do MDM, terceira força política do país.
Falando aos jornalistas, após a recondução no cargo, Luís Boavida assinalou que a grande aposta do MDM é "acelerar o passo na revitalização do partido a nível da base".
O presidente do MDM, Daviz Simango, também destacou a necessidade de os militantes se concentrarem nos futuros pleitos eleitorais.
"Precisamos de estar atentos e guia das nossas comunidades, começando pelo processo de recenseamento eleitoral", disse Daviz Simango.
Na semana passada, o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, promulgou o pacote eleitoral aprovado pela Assembleia da República de Moçambique, abrindo caminho à marcação do ciclo eleitoral que se inicia este ano com as autárquicas.
As leis estabelecem o quadro jurídico para a realização das assembleias provinciais, que aprovam a institucionalização do recenseamento eleitoral e o quadro jurídico da Comissão Nacional de Eleições e que estabelecem o quadro jurídico-legal para as eleições do presidente do conselho municipal e dos membros da assembleia municipal.
Com a entrada em vigor das leis, os órgãos eleitorais podem fazer a calendarização dos respetivos processos e submeter a data das eleições ao chefe de Estado.
O MDM já assegurou que vai participar este ano nas quartas eleições autárquicas e nas quintas presidenciais e legislativas, no próximo ano, devendo disputar apenas com a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder.
A Renamo ameaçou não participar em nenhuma eleição por discordar da legislação eleitoral.



(RM/Lusa)

No comments: