Saturday, 16 February 2013

“Sabores de Moçambique” reunidos em livro

Gastronomia Moçambique Contemporânea” é título do primeiro volume da colectânea da marca “Sabores de Moçambique” da autoria do mestre de cozinha moçambicano Acine Abdul, já disponível no mercado há sensivelmente um mês, disponível também na versão inglesa “The Best Flavours of Mozambique”.
Em meados de 2006, o autor decidiu escrever um livro de gastronomia moçambicana. Com muito empenho e sacrifício, o projecto foi ganhando forma, num “laboratório concebido para o efeito”.
Cedo Acine Abdul se apercebeu, de que não era possível “meter tudo no mesmo tacho”, razão pela qual optou por “preparar e servir, em tês pratos diferenciados”, ou seja em três volumes.
O primeiro, “Gastronomia Moçambicana Contemporânea” (receitas criadas ou recriadas pelo autor).
O segundo, Gastronomia Típica/Tradicional (mosaico de comidas, bebidas, frutos silvestres, de todas as províncias do País).
O terceiro e último, Sabores Exóticos de Moçambique (Gastronomia Moçambicana com influências árabe, asiática e portuguesa).
Quatro anos depois, o tão almejado primeiro volume, já se encontra pronto para ser publicado, encontrando-se o segundo e terceiro ainda num processo de produção.
No âmbito deste projecto, o autor teve o prazer de viajar por quase todo o país, para a recolha de imagens e pesquisa dos pratos, e maravilhar-me com a enorme riqueza de que Moçambique é possuidor. Perante esta constatação, decidiu registar no Instituto de Propriedade Industrial (IPI), a marca “Sabores de Moçambique” com vista a produzir, promover e comercializar “os produtos de excelência” deste belo país.
Através de uma estratégia de marketing adequada e eficiente, a Marca “Sabores de Moçambique” propõe-se a capitalizar o seu vasto potencial, nomeadamente os seus frutos, os seus mariscos, os seus peixes, as suas carnes, a sua amêndoa de cajú, o seu amendoim, os seus óleos, entre outros.
“Gastronomia Moçambique Contemporânea” é para o autor o livro de gastronomia mais completo alguma vez publicado no país, divide-se em quatro fracções, nomeadamente, “Mariscos de água doce”, “Peixes de águas moçambicanas”, “Aves à moçambicana”, “Acompanhamentos” e “Carnes à moçambicana”.
Para o autor do prefácio, Naguib Omar, “para além da arte de bem cozinhar, este livro espelha uma Moçambique na sua plenitude e no máximo do seu esplendor”.
Segundo o mesmo, o autor vai mais longe no seu livro e propõe-nos um “roteiro gastronómico” por vários locais turísticos de Moçambique “ explica-nos os termos técnicos e revela-nos preciosos segredos de cozinha” bem como a bebida adequada para acompanhar cada um dos seus pratos.
Artes como artesanato, pintura, escultura, música, literatura, moda, também farão parte do universo de produtos a serem comercializados através da Marca Sabores de Moçambique.



Como tudo começou?


Em Março de 1977 Acine Abdul saiu de Moçambique para Portugal para estudar Filosofia. Depois de muito tempo conseguiu uma bolsa de estudo na Universidade Clássica de Lisboa.
“Nos dias de semana almoçava nas cantinas universitárias. Para os jantares e fins-de-semana tinha de preparar eu próprio as refeições, necessidade que despoletou em mim um interesse, hoje tornado paixão”.
O autor explica que, numa primeira fase foi trabalhando em bares, cafeteiras, restaurantes e serviços de catering.
Esta vivência profissional motivou Acine Abdul a que dez anos depois tivesse trocado a Filosofia pela Hotelaria “ não só porque esta era mais apelativa, mas também porque para ela estava mais vocacionado”.
Em paralelo, o mestre foi fazendo outros cursos intensivos de formação turística e investigando em particularmente o sector da cozinha e restauração. “ Este empenho de corpo e alma obrigou-me a que durante seis meses só dormisse duas horas por dia. Hoje sinto que valeu a pena o sacrifício, pois foi esse ‘know how” que me permitiu a minha marca na gestão de hotéis e restaurantes, quer em Portugal, quer em Moçambique” concluiu.


Notícias , 13 de Fevereiro de 2013

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