Friday 8 February 2013

“Há falta de políticas para inverter o cenário”

Daviz Simango visita zonas afectadas pelas cheias:

O presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) afirma que o Governo de Armando Guebuza não tem políticas concretas para reduzir os impactos das calamidades naturais, com destaque para as cheias e inundações que, anualmente, dizimam vidas humanas.
Segundo disse, no país, há diques e barragens que podiam ser viabilizados para minimizar os efeitos da Chuva. O presidente do MDM entende que o governo deve desenhar políticas visíveis para desencorajar construções em zonas propensas às inundações (...).
“Eventualmente, em Moçambique, falhamos nas políticas das águas. é verdade que situações naturais deste nível são difíceis de evitar, mas a que reduzir as consequências das inundações”, disse.
O presidente do MDM, que esteve Zambézia onde doou diversos quites de alimento com destaque para arroz, açúcar, óleo alimentar, entre outros, para pouco mais de sete mil pessoas que se encontram nos centros de acomodação de Nicoadala e Quelimane, constatou haver pouco alimento nos armazéns do INGC capaz de satisfazer às necessidades das populações.



O País

No comments: