Wednesday 13 February 2013

Reposto fornecimento de energia eléctrica à cidade de Maputo - garante EDM


A Electricidade de Moçambique (EDM) garantiu ontem ter conseguido repor o fornecimento de energia eléctrica a capital do país depois de sucessivos cortes que deixaram a cidade às escuras durante todo o fim-de-semana.
O administrador executivo da empresa, Adriano Jonas, é citado hoje pelo jornal Notícias a dizer que o restabelecimento só foi possível na manhã de ontem quando se concluiu a correcção de um erro detectado no ensaio efectuado na linha que estava instalada para voltar a electrificar Maputo.
“Montamos duas linhas e durante os ensaios descobrimos que uma delas tinha os motores a funcionarem numa rotação contrária a prevista. Tivemos que corrigir o erro para evitar eventuais irregularidades e conseguimos restabelecer corrente à cidade”, disse aquele responsável da EDM.
Acrescentou que para se restabelecer o fornecimento de energia eléctrica foram instaladas linhas que partem da Subestação da Matola, no bairro Fomento, transmitindo corrente às subestações que alimentam a capital do país.
Garantiu que esta era a alternativa encontrada para o problema uma vez que ainda era necessário um trabalho de peritagem para saber qual será a solução da avaria resultante da explosão na Central Térmica.
“Já enviamos cartas ao fabricante dos equipamentos ora danificados e nos próximos dias saberemos qual deve ser a solução para a Central Térmica”, disse Adriano Jonas.
Até ao final da tarde de ontem não tinha sido registada nenhuma interrupção ou oscilação de corrente eléctrica e todas as actividades voltaram a normalidade na cidade.



No comments: