Friday 14 January 2011

“Uma visão libertária e actuante para fiscalizar os governantes”

Plano estratégico 2011-2014 do Parlamento Juvenil

Inicia hoje, na cidade de Xai-xai, província de Gaza, a terceira sessão ordinária do Parlamento Juvenil (PJ), um encontro que vai juntar 120 jovens de todo o país. A mesma vai configurar as linhas gerais das actividades daquela organização juvenil para o presente ano, uma base estruturante para a elaboração do Plano Estratégico 2011-2014.
De acordo com o presidente do PJ, Salomão Muchanga, a ideia é que, à saída daquela sessão, os jovens assumam uma visão crítica sobre as lides de governação do país.
“A partir deste encontro, vamos dar corpo à nossa agenda libertadora da juventude, para que os jovens possuam também uma visão libertária e atuante na fiscalização e monitoria dos governantes”, explicou Muchanga.
Num encontro de dois dias, as delegações juvenis de todas as províncias vão debater e aprovar as linhas-mestras para a sua actuação em 2011, com enfoque para o envolvimento de jovens no desenvolvimento do país e na transformação do distrito como pólo de desenvolvimento democrático.
O Plano Estratégico do PJ está assente em três pilares, os quais serão alvo de debate e harmonização de posições e visões. Trata-se de mecanismos tendentes à promoção da participação política nos centros de tomada de decisão, nos assuntos de género, direitos sexuais, reprodutivos e no combate ao HIV e Sida.

O País

No comments: