Thursday 13 January 2011

Suspeito traficante somáli detido em Moçambique

Em Moçambique, um comerciante de origem somali está a ser investigado em ligação com o tráfico de pessoas, depois de ter sido detido em Nampula, no norte do país, com perto de duzentos mil dólares americanos não declarados.
A polícia disse à BBC suspeitar que ele possa estar implicado em tráfico de imigrantes ilegais.
O portavoz da polícia naquela província do norte de Moçambique confirmou à BBC a detenção de Mohamed Omar, um cidadão de origem somali e portador de passaporte britânico.
O episódiu deu-se no Aeroporto Internacional de Nampula, quando Omar, que se diz ser proprietário de vários estabelecimentos comerciais na cidade do mesmo, pretendia seguir viagem para Nairobi, no Quénia.
Dissimulados na sua bagagem estavam cerca de duzentos mil dólares americanos não declarados.
O portavoz da Polícia da República de Moçambique, em Nampula, Inácio João Dina disse que na investigação preliminar o detido teria justificado a posse daquela avultada quantida dizendo que iria viajar para a China para comprar mercadoria.
Com efeito nos últimos tempos tem-se multiplicado a entrada no países de imigrantes ilegais, atingindo por vezes as várias centenas no espaço de apenas uma semana.
Contam-se também às dezenas, naufrágios de embarcações e viaturas interceptadas no norte do país ao serviço de redes de tráfico de pessoas, sobretudo cidadãos oriundos da Somália.«.
O destino é, na maior parte dos casos, a África do Sul, onde serão usados como mão de obra barata.
Em tudo isto a província de Nampula é um ponto de passagem obrigatório, neste negócio criminoso descrito como altamente lucrativo e ao qual a polícia suspeita possa estar ligado o homem de negócios somali ora detido.
Nampula é actualmente usada por redes criminosas como ponto de trânsito de milhares de imigrantes ilegais, que têm como destino a África do Sul.
Há dias onze cidadãos somalis morreram afogados, depois de terem sido abandonados junto à costa.

Eluetério Fenita, Correspondente da BBC, em Maputo

No comments: