Sunday 16 January 2011

Tunísia


MUNDO ÁRABE TEME CONTÁGIO

A deposição do presidente tunisino Ben Ali, afastado por uma revolta popular em todo o país, está a criar uma onda de choque que ameaça alastrar-se pelo mundo árabe.
A revolta tunisina contra a corrupção, o desemprego e o aumento do custo de vida começou em Dezembro e foi acompanhada de manifestações semelhantes na vizinha Argélia. Agora, a Jordânia foi palco de desfiles em várias cidades contra o governo do primeiro--ministro Samir Rifai, e ontem o Egipto deu os primeiros sinais de instabilidade. Cerca de uma centena de opositores ao presidente Hosni Mubarak reuniram-se junto à embaixada da Tunísia no Cairo entoando cânticos de provocação: "Ben Ali, diz a Mubarak que ele também tem um avião à espera." Em países como Marrocos e Líbia, o receio de revoltas como as da Argélia e Tunísia levou os respectivos governos a anunciarem descidas de preços de bens essenciais. Na Síria, o descontentamento só não é ainda visível graças ao controlo da segurança do Estado.

(Correio da manhã)

Comissão de inquérito vai investigar responsabilidades

O primeiro-ministro cessante informou também que “foram tomadas medidas preventivas” para lidar com a família de Ben Ali, suspeita de corrupção. Ghannouchi deu a entender que já teriam sido feitas várias detenções, mas não disse de quem. “Uma comissão de inquérito vai ser criada para estabelecer as responsabilidades de cada indivíduo”, adiantou.

(Público)

No comments: