Monday 10 January 2011

Empresário britânico detido no aeroporto de Nampula com 190 mil dólares

A Polícia moçambicana (PRM) deteve, há dias, em Nampula, um empresário britânico residente naquela província de Norte do país, acusado de transporte de 190 mil dólares americanos não declarados as autoridades.
Em Moçambique é considerado crime o transporte de somas em dinheiro superiores a cinco mil dólares, sem a declaração do mesmo junto das autoridades.
Segundo o jornal “O País”, na sua edição de hoje, o referido cidadão britânico foi interpelado pela PRM no Aeroporto Internacional de Nampula, quando se preparava para embarcar com destino ao Quénia.
Na ocasião, ele terá se recusado passar a sua mala de viagem pelo scanner montado naquele aeroporto, facto que despertou certa desconfiança por parte das autoridades policiais.
Durante a revista compulsiva, a Polícia detectou a existência de dinheiro no interior da mala, dissimulado entre as peças de vestuário.
Face a esta situação, o empresário tentou, sem sucesso, subornar o agente da polícia que se encontrava em serviço, com uma nota de 100 dólares norte-americanos.
O porta-voz do Comando provincial da PRM em Nampula, Inácio Dina, disse que actualmente decorre um processo-crime contra o referido empresário, por transporte ilegal de somas avultadas em dinheiro e tentativa de suborno a um agente da PRM.
“Neste momento estamos a trabalhar em conjunto com a Polícia de Investigação Criminal (PIC) e com as autoridades tributárias, para que se apure, de facto, o fim a que se destinava o valor em referência”, disse Dina.

(RM/AIM)

No comments: