Wednesday 12 January 2011

Moçambique: Conferência Episcopal alerta para perigo do mono-partidarismo

Bispos dizem que revisão constitucional é oportunidade para "maturidade" mas avisam que há que saber quem vai participar nessa revisão

Os bispos católicos de Moçambique alertaram para a possibilidade do regresso do país ao mono partidarismo.
Por isso, disseram que a próxima revisão constitucional é um momento e um exercício delicado que poderá no entanto ser um exemplo de maturidade politica e uma oportunidade para se dar um verdadeiro exemplo de democracia.
D. Lúcio Muandula, Presidente da Conferência Episcopal, disse à Voz da América que, ao faklar do mono-partidariosmo, a Conferencia não expressa uma preocupação mas constata, sim, que o dia a dia do país faz intuir uma tendência muito forte em direcção ao mono-partidarismo.
A este respeito fez notar, como exemplo, a situação na província de Gaza onde a presença de partidos políticos da oposição é quase que inexistente tornando o mono partidarismo algo que existe na prática.
No que diz respeito á revisão constitucional D. Lúcio disse que embora se fale muito na revisão não se saber ainda o que se pretende modificar.
Para o presidente da Conferência há que mudar, para simplificar e aprofundar a democracia. Em qualquer revisão constitucional deve-se também saber quem vai fazer a revisão e quem vai contribuir.

Ouça as declarações do bispo aqui.

( João Santa Rita, Voz da América)

No comments: