Tuesday 26 October 2010

Ressano Garcia: Rixa entre militares da RAS faz dois mortos

DOIS mortos e um ferido grave é o balanço preliminar de um raro incidente registado na madrugada de ontem, do lado moçambicano, na Fronteira de Ressano Garcia, província do Maputo, com a vizinha África do Sul, numa rixa entre dois militares daquele país e que acabou envolvendo moçambicanos do policiamento comunitário. Perderam a vida na contenda um elemento da força comunitária e um militar sul-africano, tendo um segundo agente comunitário contraído ferimentos graves que determinaram a sua transferência de Ressano para o Hospital Geral José Macamo, na capital do país.

Maputo, Terça-Feira, 26 de Outubro de 2010:: Notícias

Ainda não estão claras as causas desta ocorrência, mas a Policia moçambicana adianta que os militares sul-africanos, em número não quantificado, terão percorrido cerca de 500 metros para o interior do território nacional, acabando por aqui se envolver em briga. Na altura, um dos militares terá puxado pela arma alvejando o seu próprio companheiro de trincheira, o que terá forçado a intervenção dos moçambicanos para serenar os ânimos. Terá sido nesssa mesma ocasião que o militar atirou igualmente contra os agentes do policiamento comunitário, atingindo mortalmente um deles e ferindo um outro com gravidade.
Até aqui tudo leva a crer que se tratou de uma situação de rixa entre militares sul-africanos em território moçambicano, acabando por envolver nacionais que sofreram por irem acudir a uma situação de confrontação entre estrangeiros.
Pouco depois dos factos, o militar sul-africano regressou ao seu país, onde de imediato foi detido, estando a ser processado disciplinar e criminalmente. Do lado moçambicano, as autoridades iniciaram igualmente com as investigações visando esclarecer este caso pouco comum e ao mesmo tempo apurar as responsabilidades dos envolvidos.
Informações colhidas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, em Maputo, na pessoa do seu porta-voz, Joaquim Selemane, indicam que ainda não são conhecidas as reais causas que ditaram as desavenças entre os sul-africanos, sendo, porém, um dado adquirido que os dois violaram a fronteira e se dirigiram clandestinamente a um bairro residencial do posto fronteiriço de Ressano Garcia.
Da perícia feita no local dos factos, a Polícia encontrou uma arma de fogo do finado sul-africano e dez invólucros de balas disparadas contra os moçambicanos.
O corpo do militar perecido foi removido para a morgue do Hospital Central de Maputo, aguardando-se que nas próximas horas haja uma decisão sobre o seu destino.

No comments: