Friday 29 October 2010

Novas parcerias luso-moçambicanas na indústria alimentar, construção e media

Moçambique poderá contar em breve com novos projectos, envolvendo investidores privados portugueses, nos sectores da indústria alimentar, financeiro, da construção e obras públicas e media, admitiu hoje o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique
“Tenho conhecimento de várias parcerias que se estão a movimentar, com destino a Moçambique, nos sectores financeiro, da indústria alimentar, construção e obras públicas e também no sector dos media privados”, revelou o presidente da CTA, Salimo Abdula.
O presidente da CTA não avança detalhes dos processos de parcerias, por entender que “só quando estiverem totalmente formalizadas se deverão anunciar”, mas considera “excelente” o resultado da visita a Portugal, esta semana, da delegação de 35 empresários moçambicanos.
“Até ontem [quarta-feira] estavam inscritas 80 empresas para bolsas de contactos com empresários moçambicanos e hoje juntaram-se outros”, disse, em jeito de balanço da visita e da participação no evento “Portugal exportador 2010”.
Além dos múltiplos contactos empresariais bilaterais, a missão empresarial moçambicana a Portugal teve também como objectivo o lançamento da Câmara do Comércio Moçambique-Portugal.
“Era um compromisso que tínhamos assumido aquando da visita do nosso Presidente da República a Portugal”, relembrou o presidente da CTA, a organização ´umbrella´ de todo o sector privado moçambicano, que congrega desde associações empresariais dos distintos sectores de atividade, as câmaras de comércios de várias origens, confederações empresariais e outras.
Salimo Abdula considera que a Câmara será o veículo do sector privado para “capitalizar as auto-estradas criadas a nível político” e foi nesse sentido que hoje mesmo foi assinado também um protocolo entre essa instituição e a Associação Industrial Portuguesa (AIP), para organização de feiras conjuntas, congressos e outros eventos com “potencial de negócios para o futuro”, explicou.

Notícias Lusófonas

No comments: