Wednesday, 6 October 2010

"É impossível registar todos os clientes em dois meses”


Presidente da Comissão Executiva da Vodacom alerta:

Em entrevista à STV, a ser exibida na íntegra, esta noite, José dos Santos alerta que a imposição de registar os clientes do pré-pago até 15 de Novembro surpreendeu a Vodacom. Diz que a sua empresa está a tentar convencer o Governo a prorrogar por “seis ou 12.
O governo decidiu através do decreto 153/2010 de 15 de Setembro, que as empresas de telefonia móvel devem registar os utilizadores do serviço pré-pago até 15 de Novembro. A Vodacom vai conseguir registar todos os seus clientes até essa data?

A Vodacom é uma companhia moçambicana e aceita a lei como está, tanto é que cumprimos a mesma. Em relação à questão que me coloca, devo dizer que, em dois meses é muito difícil, com os sistemas que temos hoje, registar os clientes todos. Há vários documentos que o cliente pode apresentar numa loja, para proceder ao registo, mas o número de lojas que existe é escasso. Só a Vodacom tem, em todo o país, apenas 58 lojas. Do ponto de vista logístico, existe um problema para registar os clientes todos. Assim, estamos a negociar com o Ministério dos Transportes e Comunicações e com o regulador (Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique) no sentido de prorrogar o prazo, facto que nos permitiria colocar os sistemas mais adequados ao processo, cumprir o previsto na lei e, mais importante ainda, aferir a autenticidade dos documentos de identificação apresentados pelos clientes durante o registo. Estamos a falar com o Governo sobre este assunto há 18 meses e não pensávamos que seria assim de repente.

Estão a falar há 18 meses com o governo? Quando é que souberam da entrada em vigor desta medida? Foi no próprio dia 15 de Setembro?

Soubemos quatro dias antes do dia 15. Recebemos uma chamada do regulador, informando-nos que a medida iria entrar em vigor. Foi realmente uma surpresa para nós. Nas últimas reuniões que tivemos, falávamos de que este processo aconteceria daqui a um ano ou 18 meses. Então, foi mesmo uma surpresa saber que tínhamos apenas dois meses para registar os clientes.

O INCM diz que este processo está previsto no seu plano estratégico desde 2006....

De facto, já vínhamos falando sobre o assunto desde 2006, mas quando nos referíamos ao mesmo, nunca foi numa perspectiva de o materializar de um dia para o outro.

O País

Nota do José =
Na África do Sul o processo de registo está em curso há mais de um ano e é extremamente simples, basta apresentar identificação e prova de residencia. De salientar que o registo pode ser feito em muitos locais, como supermercados, etc. Porque não copiamos o exemplo da África do Sul?

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