Friday 22 January 2010

Sera' Verdade Insultos da Frelimo Contra Urias Simango?

Bem, nao concretizo a noticia porque apenas pude ler em alguns jornais de noticias Mocambicanos. O Portido Frelimo retomou mais uma vez suas cancoes e propagandas contra Urias Simango. E' mesmo absulutamente uma accao da Frelimo sem etica politica. Sera que este acto foi mesmo ocorrido com o conhecimento do tal Presidente da Republica, o Sr. A. E. Guebuza? Duvido.
Se for a verdade, entao pode se concluir que a Frelimo esta' ainda imadura. Poque e' que um pertido vencedor de eleicoes havia se interessar mais por camisetes de propagandas que ensultaria um morto ja a decadas?
Neste sentido , na verdade a Frelimo demonstra a falta de educacao e desenvolvimento politico.
A Frelimo nao estaria a restaurar o passado, insultando um morto politico, cujo o filho tbem assimilou essa cultura politica. Bem se sabe que exibindo uma camisete a insultar o falecido Simango e' apenas mascara, pois o ensulto realmente era direccionado ao jovem Daviz Simango, filho do farecido Rev. Urias Simango. Entretanto o tempo e o lugar eram imprprios para ensultar. Seria um tempo glorioso da Frelimo onde poderia aproveitar demosntrar a sua capacidade nao so de ser uma organizacao politica , mas muito mais como um partido democratico que amadurece no espirito de reconciliacao e enraizacao da democracia no pais. Isso nao aconteceu. A frelimo falhou e isso vai lhe custar algo a nao ser que confie dos fraudes.
Porque e' que a Frelimo fez isso num momento da sua alegria e festas? Num momento em o seu Presidente ganhou as elesicoes com uma margem significante? Isso mostra imaduridade politica e democratica pela parte da Frelimo.
Bem, para acalmar a todos aqueles que suportam a famailia Simango, tornarei colocar neste blog um pouco da historia da familia Simango e a sua foto. este artigo possau a ser exibido neste blog no passado, mas Por causa deste acontecimento de ensulto contra a familia Simango, torno aqui a colocar em memoria e homenagem desde grande heroi e homem temente a Deus.

( Raul Novinte, Voz de Nampula )


NOTA do José: A propósito deste assunto:


...tenho que deplorar o facto de que um acto, como a investidura dum presidente da republica, acto augusto algures em países democráticos, tivesse sido aproveitado para insultar Uria Simango, primeiro vice-presidente da Frelimo, que foi morto pela própria Frelimo. Este acontecimento demonstrou dois aspectos deploráveis: o baixo nível das pessoas envolvidas e o baixo nível da inteligência do próprio Armando Emílio Guebuza que admitiu que tal coisa acontecesse. Se Guebuza tivesse a capacidade como deve ser, teria desencorajado que tal uma coisa acontecesse, visto que é sinal de mau gosto e de diabolismo bater numa pessoa morta, que não se pode defender como os ingleses dizem: "dead people tell no stories." Por esta mesma lógica das pessoas mortas não poderem falar, nenhuma pessoa no seu uso de razão e com miolos que funcionam pode julgar num tribunal uma pessoa morta, perder o seu tempo insultando um morto ou alegrando-se sobre uma pessoa morta.

Confira aqui.

2 comments:

Basilio Muhate said...

José
Saudações
Este texto não me dá elementos suficientes para analisar o tema em epígrafe. Afinal quem retoma a insultos contra Urias Simango é Essa ? Vejo aqui ligações com links de Voz de Nampula e de Fernando Gil, que, tendo seguido, não encontrei razões convincentes para colocar em causa a inteligência do Presidente Guebuza.

Ademais, será o seu blo um blog anti-frelimo ou um blog pró-desenvolvimento da democracia e da justiça social ? por favor esclareça-me José.

JOSÉ said...

Basílio, eu já li quatro referências diferentes sobre esta situação. Evidentemente que o número de referencias não garante a sua veracidade, mas levanta suspeitas e interpelações.O texto da Voz de Nampula levanta algumas questões pertinentes, partindo da hipótese que esta situação possa ter ocorrido.
A outra referencia, embora deselegante e dura, foi usada para reforçar a ideia de que a opinião da Voz de Nampula não é isolada.
A minha posição pessoal é que se na verdade este incidente aconteceu, e parece-me que o Basílio não contesta a sua veracidade, acho simplesmente inaceitável e repugnante.
Devo recordar que a ocasião pouco tem a ver com a Frelimo, tratava-se da investidura do Presidente de todos os moçambicanos.

Quanto à sua pergunta, devo esclarecer que este blog não é anti-Frelimo, este blog é sim orgulhosamente pro-democracia e pro-justiça social.Dentro desses ideais, é possível que frequentemente entre em choque com simpatizantes da Frelimo, mas isso de modo algum pode significar que seja anti-Frelimo.

Penso que pouco a pouco estamos fugindo do paradigma de que quem critica é inimigo ou/e não quer o bem do País. O próprio Presidente Guebuza já abordou de forma muito positiva estas questões várias vezes.

Já agora, o Basílio talvez me possa definir exactamente o que é ser anti-Frelimo.

Saudações fratermas e amistosas!