Friday 29 January 2010

Hoje em Maputo: encontro de ciclistas







Encontramo-nos sexta-feira, 29 de Janeiro, às 18h30 na Praça da Independência, ao pé da catedral. Pega na bicicleta e junta-te a nos para o primeiro de muitos passeios na cidade.


No dia 29 de Janeiro a partir das 18h:30m, a Praça da Independência será o ponto de partida de um passeio de bicicleta pela cidade de Maputo.

O movimento Critical Mass é uma espécie de chamada de atenção pacífica e silenciosa, onde um grupo de pessoas junta-se e com as suas bicicletas faz um passeio numa determinada cidade. Segundo Andreia Portugal, uma das participantes na “pedalada” do próximo dia 29, este movimento e feito espontaneamente por quem estiver interessado e tem como objectivo a promoção dos veículos alternativos, transportes não poluentes, como forma de criar nos munícipes e na sociedade em geral um consciência de protecção do meio ambiente assim como é uma oportunidade para que as pessoas possam apreciar a cidade num passeio mais divertido e livre.

Em Maputo o movimento é trazido por amantes desta iniciativa que o viram realizar na Itália, Portugal e outros países da Europa. A “ pedalada” ira consistir num passeio pela cidade, com partida na Praça da Independência, tendo seguida por uma via onde os participantes acharem melhor. De esclarecer que este passeio não cumpre nenhum guião e os participantes são livres sugerir uma via a seguir. Ao aderir a este movimento Moçambique torna-se no terceiro país Lusófono, depois de Portugal e Brasil, segundo país africano e terceira cidade africana, seguindo Cape Town e Joanesburgo.

80.000 Participantes é o recorde atingido ate o momento pelo movimento e pertence a cidade de Budapeste, tendo sido realizado ate ao momento em mais de 300 cidades. São convidados todos citadinos da cidade de Maputo a participarem do evento bastando para tal que se façam presentes a praça da independência com as suas bicicletas no dia 29 do mês corrente. O ambiente agradece.


Confira aqui.

No comments: