Monday 18 January 2010

Novo Governo toma posse hoje



• Aires Bonifácio Baptista Ali é o novo primeiro-ministro e torna-se o primeiro muçulmano a ocupar o cargo
• 29 ministros e 23 vice-ministros compõem o novo Governo de Moçambique


Maputo (Canalmoz) – O novo Governo de Moçambique nomeado pelo presidente da República, Armando Guebuza, na derradeira sexta-feira, através de despachos só divulgados sábado a meio do dia, é empossado hoje, pelo chefe de Estado, no Palácio Presidencial da Ponta Vermelha.
Segundo uma fonte da Presidência da República, tomam posse hoje os ministros e vice-ministros. Os governadores serão empossados amanhã, terça-feira.
O chefe de Estado, que nos termos da Constituição da República acumula as funções de chefe do Governo, nomeou um Executivo de 29 ministros, incluindo o primeiro-ministro que é em suma quem dirige as sessões do Conselho de Ministros quando o Presidente da República está ausente.
Foram também nomeados 23 vice-ministros que nos termos da Constituição não fazem parte do Conselho de Ministros.
Para as 11 províncias do País também foram nomeados governadores.
Aires Ali, é o novo primeiro-ministro (PM). Rende no cargo Luísa Diogo. É o primeiro muçulmano a exercer o cargo. Foi governador do Niassa e de Inhambane. No último elenco governamental era ministro da Educação e Cultura.
Em despachos separados o PR nomeou José Pacheco para ministro do Interior; Manuel Chang, como ministro das Finanças; Aiuba Cuereneia, ministro da Planificação e Desenvolvimento; Aldemiro Balói, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação; Filipe Nyussi, ministro da Defesa Nacional; Alcinda Abreu, ministra para Coordenação e Acção Ambiental; Feliciano Gundana, ministro na Presidência para Assuntos Sociais; Cadmiel Muthemba, ministro das Obras Públicas e Habitação; Esperança Bias, ministra dos Recursos Minerais; Paulo Ivo Garrido, ministro da Saúde; António Sumbana, ministro na Presidência para Assuntos da Casa Civil; Carmelita Namashulua, ministra da Administração Estatal; Fernando Sumbana, ministro do Turismo; António Fernando, ministro da Indústria e Comércio; Salvador Namburete, ministro da Energia; Venâncio Massingue, ministro da Ciência e Tecnologia; Helena Taipo, ministra do Trabalho; Soares Nhaca, ministro da Agricultura; Vitória Diogo, ministra da Função Pública; Paulo Zucula, ministro dos Transportes e Comunicações; Benvinda Levy, ministra da Justiça; Adelaide Amurane, ministro para Assuntos Parlamentares, Autárquicos e das Assembleias Provinciais; Zeferino Martins, ministro da Educação; Victor Borges, ministro das Pescas; Armando Artur, ministro da Cultura; Iolanda Cintura, ministra da Mulher e Acção Social; Mateus Kida, ministro para Assuntos dos Antigos Combatentes e Pedrito Caetano, Juventude e Desportos.
Os vice-ministros são: José Mandra, do Interior; Pedro Couto, das Finanças; Maria José Lucas, da Planificação e Desenvolvimento; Henrique Banze e Eduardo Koloma, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação; Agostinho Mondlane, da Defesa Nacional; Ana Paulo Samo Gudo Chichava para a Coordenação e Acção Ambiental; Carvalho Muária, Obras Públicas e Habitação; Abdul Razak, Recursos Minerais; José Tsambe, Administração Estatal; Rosário Mualeia, Turismo; Kenneth Marizane, Indústria e Comércio; Jaime Himide, da Energia; António Raúl Limbau, da Agricultura; Abdurremane Lino de Almeida, da Função Pública; Alberto Nkutumula, da Justiça; Arlindo Chilundu, Augusto Luís e Leda Hugo, todos da Educação; Gabriel Muthisse, das Pescas; Virgílio Mateus, da Mulher e Acção Social; Marcelino Liphola, dos Combatentes; e Carlos de J. Castro de Sousa, da Juventude e Desportos.

Governadores

Os 11 governadores provinciais que deverão tomar posse amanhã são: Felismino Tocoli, da Província de Nampula; Itai Meque, da Província da Zambézia; Maurício Vieira Jacob, da Província de Sofala; Maria Elias Jonas, da Província de Maputo; David Ngoane Marizane, da Província do Niassa; Alberto Vaquina, da Província de Tete; Lucília José Manuel Hama, de Maputo-Cidade; Agostinho Abacar Trinta, da Província de Inhambane; Eliseu Machava, da Província de Cabo Delgado; Ana Comoana, da Província de Manica e Raimundo Diomba da Província de Gaza.

( CAMALMOZ, 18/01/10)

No comments: