Monday 18 January 2010

Machado da Graça esclarece e levanta o véu

A edição do Savana da passada Sexta-Feira, dia 15, inclui um texto de Machado da Graça intitulado “Um texto augusto”. Esse texto é a resposta a um outro texto deselegante de um tal Tadeu Phiri publicado no Domingo e divulgado na blogosfera.

Machado da Graça responde sem papas na língua aos seus críticos, afirmando que a Frelimo cometeu excessos e que a Frelimo mudou, abordando também a insinuação racial. Ficou tudo bem esclarecido e fica bem evidente a leviandade com que alguns ‘compatriotas zangados” recorrem a insinuações insultuosas, infundadas e incoerentes.

Para além de refutar as alegações de Phiri, Machado da Graça dá a entender qual é a verdadeira identidade de Tadeu Phiri. Eu entendi muito bem quem é o presumível escriba que se faz passar por Phiri, trata-se afinal de um augusto e ilustre conhecido. Se é verdade o que Machado da Graça afirma, Phiri não só é um nome fictício como também mente no seu texto. Fico questionando quantos “compatriotas zangados” sabiam destas mentiras.

Brevemente postarei aqui o texto publicado no Savana, mas entretanto fico atento às reações a esta polémica. É que agora fiquei com muitas questões!

Recorde todos os contornos desta controvérsia aqui, aqui e também aqui. Aproveite para ler todos os comentários.

2 comments:

Anonymous said...

Por acaso, ouvi de fonte que penso ser segura, que Tadeu Phiri é um nome falso, que este não existe mesmo; talvez o Sr. J. Mutisse, como disse conhecê-lo muito bem e que havia publicado o texto a pedido dele, nos possa esclarecer a verdadeira indentidade desta 'figura mediática'.
Maria Helena

JOSÉ said...

Acredito que não vai esclarecer nada!
De qualquer modo, nós comtinuamos bem atentos a estas manobras!