Tuesday 5 January 2010

Dhlakama ainda dá medo

“Por isso, a Renamo pode manifestar, mas com Dhlakama em frente, não”-diz uma fonte da Segurança do Estado

Quelimane (DZ)- As possíveis manifestações do partido Renamo, parecem estar a ser muito debatidas, quer pelos políticos, académicos assim como pela sociedade civil. Enquanto uns defendem que as mesmas não terão impacto, há outros que dizem que vale a pena.
Do lado do governo moçambicano, neste caso daqueles que garantem ordem e tranquilidade pública, apelos não faltam para que as populações não adiram as estas manifestações da Renamo.
Para além de apelos, as autoridades moçambicanas, posicionam agentes da Polícia, do SISE e outro tipo de forças especiais para estancar qualquer que seja a acção dos manifestantes. Vide a edição do DZ edição 717, sobre o envio de forças militares aos distritos.
Mas indo concretamente as manifestações que a Renamo pretende organizar, estas são de lei, visto que a Constituição da República de Moçambique, consagra que as monifestações podem ter lugar desde que sejam pacíficas.
Ora, olhando este dispositivo legal, a Renamo, partido organizador, vê-se coberto de razão. Só que pela maneira como estas manifestações são popularizadas, o governo moçambicano, as vê com outros olhos.
Não há nenhum problema que a Renamoorganizemanifestações,só que o medo está no seu lider, Afonso Dhlakama, que pelo seu passado histórico, ainda dá medo.
Uma fonte do ministério do Interior (MINT), que reputamos idoniedade, disse ao nosso jornal que o grande receio das autoridades é que estas manifestações sejam violentas. A mesma fonte disse que não haveria nenhum problema que a Renamo organiza-se alguma manifestação, só que com Dhlakama a liderar, as mesmas podem não ser pacíficas como se diz por ai.
Num outro desenvolvimento, aquela fonte avançou também que as manifestações serão prontamente anuladas em todos pontos do país e na Zambézia em particular, onde estão posicionados homens da FIR e SISE incluindo até Polícia Militar, que dia e noite vigiam as residências dos membros da perdiz. “Se me perguntares os nomes dos membros da Renamo, posso não ter, mas da localização das suas casas, ai dou-te”-disse a nossa fonte.
Lembre-se que estas manifestações da Renamo, já foram motivo de conferência de imprensa, que foi organizada pelo partido, na pessoa de Armindo Milaco, membro senior da perdiz, mas que até agora nem água vem e nem água vai.


(Diário da Zambézia, 05/01/10, postado por Carlos Serra em www.oficinadesociologia.blogspot.com)

No comments: