Sunday 30 August 2009

Maputo: A Cidade das Acácias que virou uma selva onde impera o mau gosto




O verão vem aí: aproxima-se a passos largos e, se calhar, fosse preferível perguntar ao meteorologista Mussa Mustafa a data exacta do “bang” calorífico porque eu e muitos citadinos de Maputo que não gostamos do frio, estamos ansiosos. Queremos assinalar o facto com a pompa e circunstancia merecidas, porque de casacos, colantes e camisolas e outros “trapos” estamos mais que fartos.
Se ao menos durante o Inverno, longo que foi, diga-se, encontrássemos na zona baixa da cidade um local para tomar chá acompanhado de um bolo de arroz, bola de Berlim e, porque não, um de nata, enfim o frio seria tolerado. Que chatice...
Mas, vejamos quais, hoje, as nossas possibilidades de tomar um chá ou um galão ou um simples café na baixa da capital moçambicana que, dizem, não foi à toa que Maputo foi também chamada de Ka-Fhumo e a não menos prestigiada Cidade das Acácias Rubras.
Pois comecemos por enumerar as nossas (im) possibilidades!
No Cafe Continental, (quem não sabe onde fica?) não é possível porque contigências várias e estranhas ditaram o seu encerramento. A Pastelaria Scala, ah ... que saudade do seu bolo de arroz ... essa, depois de ter estado encerrada anos e anos reabriu há dias e, para espanto de todos, pura e simplesmente virou uma esquina de muitas lojinhas, transformada num autêntico paraíso para aqueles que gostam de gangas e ... quinquilharias! Sim senhora!
Continuemos na "25 de Setembro" e deixamos a zona dos dois vizinhos que, aliás, tinham clientela certa e selecta, para rumarmos em direcção às bandas da Feira Popular e ali estava o Djambu: As sandes eram deliciosas, o café (bica e banheira), galão, do chá com limão nem se fala e hoje o que sobrou? Um cubículo escondidinho!
Ja oiço uma vozinha a reclamar e a perguntar se ouvi ao menos falar do Café Maputo em plena Avenida Julius Nyerere! Ouvi sim. E era uma lugarzinho charmoso onde as meninas do "Lar Santa Maria", hoje transfigurado em Mundo's, iam comprar bolos, sandes, pregos no pão, etc... e, até “puxar” conversa apenas.
E antes que alguém mais pergunte: no Alto Maé, o Nosso Café, mantinha os residentes daquela área e circunvizinhas contentes pois bolo e pão quentes não faltavam. Os estudantes, lembram-se perfeitamente de como era ir ao "Cortiço", ou ao "Pigalle" e ainda a "Princesa" comprar um croissant ou outro bolo qualquer, dependendo dos poucos meticais no bolso. Na zona do Bairro Central paragem quase obrigatória na Colmeia!
Já chegar de falar de chás e bolos de arroz, mas isto tudo para recordar os belos e longínquos tempos do Continental e Scala, endereços certos para lanchar em Maputo, Ka-Fhumo ou Cidade das Acácias Rubras!
Cidade das Acácias Rubras, como identificar-te hoje?


( Rosa Inguane, da Rádio Moçambique )

No comments: