Wednesday 29 August 2012

PIB cresce 7,2 por cento em Moçambique no primeiro semestre

O Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique registou um crescimento de 7,2 por cento durante o primeiro semestre deste ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que acabam de ser tornados públicos.
De acordo com o INE, as estimativas do primeiro semestre deste ano, quando comparadas ao mesmo período de 2011, mostram que quase todos os sectores tiveram um desempenho positivo.
Numa análise trimestral, o INE refere que ao longo do segundo trimestre do ano o PIB apresentou uma variação positiva de 8 por cento, comparado ao mesmo período do ano anterior, representando uma aceleração em 1,7 pontos percentuais após uma revisão em alta registado no I trimestre.
O desempenho da actividade económica no segundo trimestre deste ano é atribuído em primeiro lugar ao sector secundário que cresceu 10,2 por cento, com maior destaque para o ramo da indústria transformadora com 11.6 por cento. Segue-se o sector terciário que cresceu 7,7 por centro, impulsionado pelo ramo dos transportes e comunicações com 14.8 por cento.
O sector primário também teve um desempenho positivo (7,4 por cento), com destaque para o ramo da indústria de extracção mineira com 54 por cento.
Portanto, a agricultura, pecuária, silvicultura e actividades relacionadas, foram os ramos que tiveram maior participação na economia com um peso de 31 por cento do PIB gerado na economia no trimestre em análise seguido do ramo do comércio e reparação com uma participação de 12 por cento.
Os ramos da indústria transformadora, dos transportes e comunicações tiveram um peso de 10 e 11 por cento, respectivamente. Os restantes ramos de actividade tiveram um peso conjunto de 36 por cento.
Estes resultados estão em consonância com as previsões estabelecidas pelo Governo para este ano.
Segundo previsões do Governo, a economia moçambicana devera crescer este ano em 7,5 por cento.
@AIM

No comments: