Tuesday 21 August 2012

Beira e a epopeia dos 105 anos

A CIDADE da Beira completou ontem 105º aniversário da sua elevação àquela categoria numa altura em que alguns munícipes lamentam, entre vários aspectos, a degradação das vias de acesso, sobretudo as que circundam a urbe e a contínua falta de manutenção de outras, o que dificulta a transitabilidade principalmente nas vias de terra batida e a invasão dos informais nas principais artérias para desenvolverem o seu negócio
Outrossim, continuam as dificuldades de transporte urbano o só pela incapacidade da empresa local dos Transportes Públicos devido, fundamentalmente, ao reduzido número da frota mas, também, porque há tanta indisciplina por parte dos semi-colectivos, vulgos “chapas”, que encurtam as rotas, com particular incidência nas horas de ponta.
Aos 105 anos de idade, é obvio que a urbe enfrente muitos problemas desde o êxodo rural fazendo, por conseguinte criar problemas como o crescimento demográfico e este por sua vez contribuir para o aumento da criminalidade entre outras preocupações candentes para as autoridades e para a própria sociedade.
A cidade também continua com o problema de eroo costeira, uma questão que apesar dos esfoos tanto da edilidade como do Governo e seus parceiros, ainda continuar por resolver associando-se a isso outros problemas como de provimento de serviços básicos.
Entretanto, fora das lamúrias, há que destacar várias realizações sobretudo no tocante a construção de infra-estruturas, abastecimento de água, entre outras.
Quando eram cerca das 8.10 horas iniciou o desfile da Praça dos Trabalhadores junto ao Largo dos CFM-Centro, tendo percorrido as Avenidas Armando Tivane, Samora Machel e, por fim, Eduardo Mondlane antes de desaguar na Praça do Município onde decorreram todas as actividades oficiais alusivas a data, destacando – se o içar da bandeira da edilidade, o acender da pira olímpica na presença de várias personalidades, bem como os habituais discursos de praxe.

Continuar a marcha

O PRESIDENTE do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, priorizou no seu discurso a necessidade de todos os munícipes se unirem em torno do desenvolvimento da urbe que, segundo ele, já está em franco crescimento embora ainda existam vários desafios.
Simango também chamou a atenção dos munícipes de forma a redobrarem os esfoos em parceria com o Conselho Municipal, devendo servir esta celebração de um momento de reflexão daquilo que cada um deve dar para o engrandecimento da urbe. “Beira de ontem não é o mesmo de hoje. Tudo mudou. Hoje dá graça investir na cidade da Beira e, por isso, as obras falam por si em todo o lado onde passamos ou residimos”, disse o edil.
Daviz Simango disse ainda que a edilidade está a fazer muito para melhorar ainda mais o aspecto da urbe, contando sempre com o apoio de todos incluindo parceiros, diáspora e os amigos da cidade da Beira tanto internos como os que residem no estrangeiro.
“Convidar aos profissionais da edilidade de forma a continuarem a governação participativa para que a nossa marche rumo ao crescimento e também continue a conferir a cidade um aspecto acolhedor embora tenhamos a consciência de que ainda ah muito por fazer”, enfatizou o edil.
Considerou o dia 20 de Agosto, como dia de festa da família beirense dado que a urbe, segundo ele, está comprometida com os valores de justiça, liberdade e democracia.
“Sempre estamos convictos de que devemos diariamente trabalhar para o bem da cidade e dos munÍcipes sem distinção de raça, cor, religião nem filiação partidária. Hoje, graças aos investimentos que ocorrem a nossa cidade é uma urbe acolhedora e própria para os investimentos”–afirmou Daviz Simango.
Beira, Estação Central dos CFM

Financiar actividades

O GOVERNADOR da província de Sofala, Carvalho Muária, disse ontem durante a celebração dos 105 anos da elevação da cidade da Beira àquela categoria, que o Executivo vai continuar a acompanhar e financiar as actividades de desenvolvimento sócio-económico desta urbe, no cumprimento do Programa Quinquenal do Governo 2010–2014, cujo epicentro visa o combate à pobreza, sendo neste caso a urbana.
“Desde a proclamação da independência nacional o nosso Governo tem desenvolvido esfoos assinaláveis para o desenvolvimento sócio-económico e cultural do nosso país. A criação de autarquias no nosso país constitui uma das formas através das quais o nosso Executivo cria condições para uma governação descentralizada e mais participativa no interesse de desenvolvimento local acelerado e bem – estar das comunidades” – apontou Muária.
Acrescentou que o Governo provincial e central prosseguem a criação de um ambiente favorável de negócios em toda a província e na cidade da Beira em particular, incluindo a mobilização de investimentos nacionais e estrangeiros. Estes esfoos, segundo disse, reflectem-se nas realizações do dia-a-dia que se assistem na província e na cidade da Beira de forma singular.
Indicou um dos maiores projectos como o que diz respeito ao saneamento do meio que custou 62.56 milhões de euros desembolsados pela Comissão Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), a pedido do Governo de Moçambique. Este projecto restaurou uma situação que não vinha acontecendo há mais de 30 anos, cuja rede data dos anos 60 e que se encontrava em estado bastante obsoleto devido à falta de manutenção cobrindo nessa altura apenas 50 mil habitantes contra os actuais cerca de 600 mil habitantes.
Mais do que a reconstrução do sistema de esgotos, substituição da tubagem e do equipamento nos postos de saneamento, o projecto também reabilitou estradas e outras infra-estruturas, mudando para melhor o visual da capital provincial de Sofala.
“Este projecto permitiu o aumento da cobertura e melhoria da qualidade de saúde publica e ambiental dos munícipes e com um impacto directo de evitar a propagação de doenças hídricas e inundações dentro da cidade”– afiançou aquele governante.
Sabe-se, no entanto, que este projecto vai ter sua expansão para o bairro de Macurungo, e que está orçado em oito milhões de euros. Outra acção que o governador de Sofala destacou refere–se ao programa de água e saneamento para as cidades da Beira e Dondo e que foi orçado em 1.500 mil dólares com objectivo de melhorar e tornar mais sustentáveis as condições do acesso ao saneamento básico para as famílias mais carentes residentes nas áreas urbanas.
Com esta acção, a taxa de cobertura do abastecimento de água na cidade da Beira foi de 86 por cento em 2011, podendo alcançar 90 por cento até Dezembro próximo, o que significa que melhorou a pressão de água no geral e o fornecimento que está sendo feito ininterruptamente durante 24 horas para mais de 230 mil habitantes nesta urbe, embora se reconheça que não é suficiente.
ZONA ECONÓMICA ESPECIAL

AINDA no âmbito das realizações, o governador de Sofala destacou igualmente os megaprojectos de carvão mineral ora em curso na província de Tete, cujos impactos também são visíveis de forma directa para a população de Sofala e da cidade da Beira, em particular.
Por isso, segundo Muária, importa desenvolver e melhorar o desempenho do complexo ferro–portuário da Beira, que possui hoje uma capacidade instalada de 7,5 milhões de toneladas por ano, um terminal oceânico de combustíveis e outro de carvão recentemente inaugurados para fazer face a demanda não só dos países do “hinterland”, mas também dos referidos megaprojectos no interesse do desenvolvimento económico e social do nosso país, em geral, e da nossa província e cidade da Beira, de forma particular.
“Criamos recentemente a Zona Económica Especial no bairro de Mungassa, na Manga, que vai promover a atracção de investimentos e implantação de empresas nacionais e multinacionais com impacto directo na criação de mais postos de emprego e outros serviços sociais”– afirmou o governador de Sofala.
Para além de outros projectos em curso nas mais diversas áreas tanto na província como na cidade da Beira, Carvalho Muária destacou a necessidade de continuação da preservação e consolidação da paz e unidade nacional, de modo a vencermos os obstáculos que ainda existem em Sofala e na cidade da Beira, em particular.

A festa

AS festividades dos 105 anos da capital de Sofala iniciaram há sensivelmente uma semana com os munícipes a desenvolverem várias acções, destacando-se limpezas nos bairros, desporto, actividades culturais, entre outras.
Ontem, logo pela manhã centenas de pessoas concentraram-se junto ao Largo doe CFM–Centro, concretamente na Praça dos Trabalhadores para um desfile, que para além da banda militar, também foi acompanhada por motoqueiros, cavaleiros, vendedores dos mercados, entre outros.
Já na Praça do Município, onde docorreram todas as restantes cerimónias, após a chegada do desfile foi içar da bandeira do município acompanhada por diversas personalidades. Seguiu–se a actuação de vários grupos culturais e musicais tendo sobressaído a actuação dos intérpretes João Sutho, actualmente ligado a Companhia de Canto e Dança do Município da Beira e do adolescente Mabae, residente no populoso bairro da Munhava, cujas músicas vem ganhando espaço, sobretudo na capital de Sofala.

No comments: