Tuesday 21 August 2012

Não há registo de moçambicanos entre mineiros mortos na África do Sul - Governo

O Governo moçambicano anunciou hoje (segunda-feira) que os moçambicanos que trabalham na mina sul-africana onde na semana passada morreram 34 mineiros não se envolveram na greve, referindo não ter registo de vítimas entre os trabalhadores moçambicanos.
Os 34 mineiros da mina de platina de Marikana, no noroeste da África do Sul, morreram na semana passada durante confrontos com a polícia, no decurso de uma greve para reivindicar aumentos de salário.
O Ministério do Trabalho de Moçambique anunciou em comunicado que os mineiros moçambicanos que trabalham na empresa Lonmin, proprietária da mina, "acataram o conselho da Representação do Ministério do Trabalho na África do Sul para se manterem fora da greve".
A nota adianta que não informações a existência de moçambicanos entre os 34 mineiros mortos e entre os feridos, nem entre as 600 pessoas detidas em conexão com os violentos distúrbios na mina de Lonmin.
"Uma equipa da delegação moçambicana do Trabalho naquele país está a trabalhar com vista a obter mais dados sobre os mineiros moçambicanos", refere o comunicado.
Na sequência dos distúrbios, a ministra moçambicana do Trabalho, Helena Taipo, viajou hoje para a África do Sul, onde vai manter encontros com trabalhadores moçambicanos.
A região da província noroeste emprega a maior comunidade de mineiros moçambicanos a trabalhar na África do Sul, cerca de 16 mil.
(RM/Lusa)

No comments: