Sunday 19 August 2012

Carros ‘Matchedje’ vão ser fabricados na Matola

tong-jian-s11-interiorA primeira fábrica de automóveis em Moçambique vai nascer brevemente no Posto Administrativo da Machava, cidade da Matola, estando já a decorrer a fase final da instalação de equipamento para o arranque do empreendimento.
Segundo noticia o semanário Domingo, trata-se de uma iniciativa coordenada a nível central pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e Indústra e Comércio, cujos titulares, Venâncio Massingue e Armando Inroga, estão encarregues de dirigir todo o processo de instalação daquela indústria no maior parque industrial do país, no sul de Moçambique.
A unidade fabril está a ser erguida no parque da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), ocupando uma área estimada em 1500 metros quadrados.
A futura fábrica dos ‘Matchedjes’ resulta das relações de cooperação entre os governos de Moçambique e da China, este último representado no projecto pela empresa China Tongjian.
Ao todo serão investidos 150 milhões de dólares, sendo nesta fase inicial aplicados 15 milhões para garantir o fabrico de 30 mil carros durante o próximo ano, 5 mil dos quais camiões pesados, 22 mil ligeiros e três mil autocarros.
O Conselho Municial da Matola está a disseminar o projecto junto da população circunvizinha da fábrica, atendendo que o ambiente da zona poderá ser afectado a partir do momento do arranque da produção, previsto para este ano.
Arão Nhancale, edil da Matola, é citado pelo Domingo, a dizer que aquela que será a primeira fábrica de automóveis de Moçambique vai ostentar um nome nacional. “A marca dos carros é Matchedje e os donos da fábrica garantem produzir no primeiro ano 30 mil unidades, para depois elevar a produção para 100 unidades/ano”, esclareceu Nhancale.
As estimativas apontam para a criação de 1500 empregos.

(*) Na imagem acima, vista do interior de um Tongjian s11
RM

No comments: