Tuesday 28 August 2012

INHAMBANE - Seis milhões de meticais investidos no sector de turismo

 
Sessenta e quatro estâncias turísticas vão entrar em funcionamento, ainda este ano, na província de Inhambane, constituindo parte do pacote financeiro de investimento previsto para este ano, avaliado em 6.313.500.000.00 meticais. Os empreendimentos cujas obras da sua construção se encontram na fase dos acabamentos são restaurantes, casas de hóspedes, pensões e lodges.
Estes projectos estão sendo implementados na costa dos distritos de Inhassoro, Vilankulo, Massinga, Morrumbene, Jangamo e Inharrime.
De acordo com o director provincial do Turismo, Bento Nhassengo, do total do investimento previsto para 2012, cerca de 36.2 por cento já foram concretizados, com a implementação dos projectos a cima indicados.
Para a divulgação das potencialidades turísticas na província de Inhambane, com mais de 700 quilómetros da costa, as estruturas do sector estão a desenhar uma estratégia de marketing, um instrumento que terá como objectivo expor a riqueza turística da província, da costa e do interior.
Para o efeito, os sectores intervenientes no turismo em Inhambane, nomeadamente as direcções provinciais de Turismo, das Pescas, da Acção Ambiental e os Serviços Provinciais de Geografia e Cadastro, bem como o sector privado representado pela Associação Provincial de Hotelaria e Turismo, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane sentaram, semana passada, à mesma mesa, para apreciar a estratégia de marketing e isto foi feito por um grupo de técnicos para efeito constituído.
Bento Nhassengo explicou, na ocasião, que é ideia do governo é de que, sendo o turismo a indústria de futuro, em Inhambane, necessita da divulgação de todas as suas potencialidades, não apenas das estâncias turísticas, mas também de outras componentes que podem ser incorporadas.
“Precisamos de vender a imagem dos nossos recursos, precisamos de ver até que ponto, por exemplo, as indústrias culturais podem servir de atractivo de turismo, quer da costa, assim como no interior”, disse Nhassengo acrescendo que, os aspectos que estão sendo arrolados, merecerão uma análise e debate ao nível do governo provincial, onde a estratégia provincial do Turismo será aprovado.
O director provincial do Turismo explicou, por outro lado, que pretende-se, igualmente, enquadrar os festivais de turismo e de timbila, eventos que acontecem nas praias e na vila de Quissico, respectivamente, sejam estendidos para o interior onde também existem recursos turísticos por serem explorados.
“Como, por exemplo, aproveitar o festival de timbila como uma atracção turística, o que fazer para turistas nacionais e estrangeiros se interessem pelo Parque Nacional de Zinave, onde o governo está, neste momento, a introduzir novas espécies exactamente para promover o turismo do interior, entre outras acções e lugares sem grandes investimento turístico”, explicou Bento Nhassengo.
Para o presente ano, a província de Inhambane espera acolher mais de 246.600 turistas, entre nacionais e estrangeiros. Desta cifra, mais de 39.9 por cento já foi atingido. Nhassengo disse que os cálculos feitos podem ser ultrapassados, pois, o período de pico do turismo começa agora com a entrada da época quente.

No comments: