Sessenta e quatro estâncias turísticas vão entrar em funcionamento, ainda este
ano, na província de Inhambane, constituindo parte do pacote financeiro de
investimento previsto para este ano, avaliado em 6.313.500.000.00 meticais. Os
empreendimentos cujas obras da sua construção se encontram na fase dos
acabamentos são restaurantes, casas de hóspedes, pensões e lodges.
Estes projectos estão sendo implementados na costa dos distritos de
Inhassoro, Vilankulo, Massinga, Morrumbene, Jangamo e Inharrime.
De acordo com o director provincial do Turismo, Bento Nhassengo, do total do
investimento previsto para 2012, cerca de 36.2 por cento já foram concretizados,
com a implementação dos projectos a cima indicados.
Para a divulgação das potencialidades turísticas na província de Inhambane,
com mais de 700 quilómetros da costa, as estruturas do sector estão a desenhar
uma estratégia de marketing, um instrumento que terá como objectivo expor a
riqueza turística da província, da costa e do interior.
Para o efeito, os sectores intervenientes no turismo em Inhambane,
nomeadamente as direcções provinciais de Turismo, das Pescas, da Acção Ambiental
e os Serviços Provinciais de Geografia e Cadastro, bem como o sector privado
representado pela Associação Provincial de Hotelaria e Turismo, a Escola
Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane sentaram, semana passada, à mesma
mesa, para apreciar a estratégia de marketing e isto foi feito por um grupo de
técnicos para efeito constituído.
Bento Nhassengo explicou, na ocasião, que é ideia do governo é de que, sendo
o turismo a indústria de futuro, em Inhambane, necessita da divulgação de todas
as suas potencialidades, não apenas das estâncias turísticas, mas também de
outras componentes que podem ser incorporadas.
“Precisamos de vender a imagem dos nossos recursos, precisamos de ver até que
ponto, por exemplo, as indústrias culturais podem servir de atractivo de
turismo, quer da costa, assim como no interior”, disse Nhassengo acrescendo que,
os aspectos que estão sendo arrolados, merecerão uma análise e debate ao nível
do governo provincial, onde a estratégia provincial do Turismo será
aprovado.
O director provincial do Turismo explicou, por outro lado, que pretende-se,
igualmente, enquadrar os festivais de turismo e de timbila, eventos que
acontecem nas praias e na vila de Quissico, respectivamente, sejam estendidos
para o interior onde também existem recursos turísticos por serem
explorados.
“Como, por exemplo, aproveitar o festival de timbila como uma atracção
turística, o que fazer para turistas nacionais e estrangeiros se interessem pelo
Parque Nacional de Zinave, onde o governo está, neste momento, a introduzir
novas espécies exactamente para promover o turismo do interior, entre outras
acções e lugares sem grandes investimento turístico”, explicou Bento
Nhassengo.
Para o presente ano, a província de Inhambane espera acolher mais de 246.600
turistas, entre nacionais e estrangeiros. Desta cifra, mais de 39.9 por cento já
foi atingido. Nhassengo disse que os cálculos feitos podem ser ultrapassados,
pois, o período de pico do turismo começa agora com a entrada da época quente.
- Victorino Xavier, Notícias
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