Thursday 16 August 2012

Maputo/Katembe: Obras da ponte arranca em setembro

maputo-ponte-projectoO governo moçambicano assegurou hoje que as obras para a construção da Ponte Maputo/Katembe, que ligará as duas margens da baia, um projecto que também inclui as estradas Katembe/Ponta de Ouro e Bela vista Boane, vão arrancar até finais de Setembro próximo.
No total, a infra-estrutura está orçada em 725 milhões de dólares, dos quais 85 por cento foram já garantidos pelo Exim Baqnk da China, enquanto os restantes cinco por cento sairão dos cofres do Estado moçambicano.
O crédito disponibilizado pelo banco chines será em moldes comerciais. Contudo, 10 por cento deste montante será em moldes concessionais.
Falando a imprensa esta quarta-feira durante a cerimónia de apresentação do projecto, o Ministro moçambicano das Obras Públicas e habitação, Cadmiel Muthemba, reiterou que se trata de um projecto integrado que vai beneficiar não só o país, mas também a região da Africa Austral.
“Não se pode olhar para este projecto apenas na componente da ponte ou estradas, mas sim no desenvolvimento integrado da região”, vincou o Ministro.
Por sua vez, o Director-Geral da Empresa de Desenvolvimento Maputo Sul, EP, Engenheiro Nelson Nunes, gestora do projecto, explicou os detalhes do empreendimento, tendo apontando que, para além da ponte Maputo/KaTembe, o projecto envolve outras três nomeadamente sobre o rio Futi, Rio Maputo e sobre o Umbeluzi, em Boane.
Segundo o desenho, apresentado na ocasião, a ponte parte da barreira da Malanga e entra para o Porto de Maputo, passando pelo cais número cinco até as proximidades da zona da Emodraga.
Do lado da KaTembe haverá duas vias, uma das quais da parte interior que faz a ligação no quilómetro 20 e outra, via exterior, que sai junto à ponte e vai para a zona muito próxima do limite entre a KaTembe e o distrito de Matutuine.
Na estrada Bela Vista/Boane, na província de Maputo, está prevista a construção de uma nova ponte sobre o rio Umbeluzi em substituição do drift ali existente e a reabilitação de algumas outras, entre as quais as do rio Maputo e Tembe.
Na cidade de Maputo, sem incluir o distrito municipal de KaTembe, espera-se o reassentamento de cerca de 800 famílias e, segundo o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, este processo contempla a auscultação dos afectados de forma a acautelar os seus interesses.
Simango disse não haver ainda dados concretos sobre as famílias a reassentar do lado da KaTembe, mas assegurou que são em número reduzido.
Na mesma ordem de ideias, a governadora da província de Maputo, região beneficiada pelo projecto, garantiu também que não haverá movimentação de muitas famílias, pois se trata de alargamento e asfaltagem da estrada já existente na zona.
(RM/AIM)

No comments: