Monday 20 August 2012

I CONGRESSO: MDM lança discussão de teses

José Manuel de Sousa do MDM
José Manuel de Sousa do MDM
O MOVIMENTO Democrático de Moçambique (MDM) acaba de lançar um amplo exercício de estudo e divulgação, à escala nacional, das teses que constituirão matéria do I Congresso da organização, ora convocado para a segunda quinzena de Dezembro, na cidade da Beira, província de Sofala.
De acordo com José de Sousa, porta-voz do partido, o estudo e divulgação das teses ao magno encontro do MDM já iniciou e está a ser realizado ao nível dos distritos, uma acção dirigida por brigadas centrais do partido formadas na sequência da última reunião da Comissão Política, recentemente realizada na capital da província de Sofala.
“Durante o debate das teses procuraremos colher subsídios dos nossos membros e simpatizantes em torno dos temas propostas de modo a melhorarmos o conteúdo dos documentos que serão alvo de apreciação ao longo do congresso”, explicou a fonte.
Assim, o MDM reservou um espaço de 60 dias para as teses, particularmente as sete básicas, para que estas sejam alvo de apreciação por parte dos seus membros e simpatizantes que se encontram espalhados por todo o país.
Segundo o nosso interlocutor, espera-se que milhares de moçambicanos participem nestes debates, acção que decorrerá em paralelo com a eleição dos pouco mais de mil delegados que irão participar no I congresso da terceira maior força política nacional.
“Prevemos uma participação de cerca de 1000 delegados ao nosso congresso. O MDM é um partido que se depara com muitas dificuldades, sobretudo as de natureza financeira, dai que temos de organizar um encontro à nossa medida e dentro das nossas possibilidades”, frisou.
Explicou que a realização deste encontro na Beira enquadra-se na política de contenção de custos que o MDM tem estado a implementar. “A cidade da Beira está no centro do país, o que facilita a deslocação dos delegados dos diversos cantos do território nacional para o encontro, isto vai ter reflexos na logística da organização do evento, tornando-o menos oneroso”, afirmou a fonte.
 

As teses

No concernente aos temas que constituem as teses ao I Congresso, o porta-voz do MDM apontou sete como sento a base de discussão, num leque contempla um total de 14 temas.
Segundo José Manuel de Sousa, o primeiro grande tema das teses do partido, aponta o porta-voz, versa sobre a juventude no país. Aqui pretende se debater a situação real da juventude no país, particularmente no acesso à educação, emprego e habitação.
“O segundo grande tema das teses ao nosso congresso relaciona-se com a mulher. O MDM defende um acesso da mulher aos órgãos de tomada de decisão. Defende também o maior acesso da rapariga à educação formal; alargamento dos serviços de saúde materno-infantil e ao emprego”, afirmou Sousa.
O terceiro tema escolhido pelo MDM para as suas teses tem a ver com a Saúde. Este capítulo, o partido liderado por Deviz Simango pretende promover uma discussão, entre os seus membros, no concernente à qualidade de serviços prestados; capacidade instalada de diagnóstico nos centros de saúde, sobretudo da zona rural; higiene e segurança nos hospitais e centros de saúde; gestão de “stock´s” de medicamentos; o combate ao HIV/SIDA e outras doenças, como malária e cólera.
Educação Tecnologia e Ciência é o quarto tema escolhido para o estudo de teses ao I congresso do MDM. O principal aspecto neste tema gira em torno das condições de ensino, nomeadamente falta de carteiras num país considerado um dos maiores produtores de madeira no mundo; acesso da população, particularmente das grandes cidades, às tecnologias de informação e comunicação; qualidade de ensino; motivação profissional dos professores, entre outros.
A quinta tese versa sobre Cultura e Desporto e pretende, acima de tudo, levantar um debate em torno da elaboração de políticas nacionais que incentive, sobretudo, à descoberta de talentos para estas duas áreas, assim como analisar os fracassos que se têm estado a registar no desporto, sobretudo, de alta competição.
“O nosso partido defende a existência de uma Polícia e de Forças Armadas fortes, disciplinadas e, acima de tudo, apartidárias. Isto para dizer que a nossa sexta tese relaciona-se com os aspectos de Defesa e Segurança. Nela, queremos, com os nossos membros e simpatizantes, debater esta questão, particularmente a acção da Polícia e das Forças Armadas, que se devem alhear de toda acção política nacional. Também queremos defender a ideia das Forças Armadas se dedicarem a acções humanitárias, visto que o país vive momentos de paz e de tranquilidade”, disse.
A sétima tese é sobre Indústria e Comércio. O MDM pretende, com esta tese, levantar uma discussão em torno da criação de uma política alternativa sobre estes dois pelouros da economia nacional.
Para este partido da oposição, segundo José de Sousa, o país, neste momento, não possui políticas que incentivem o empresariado nacional, nem que contribuam para mitigar os problemas de desenvolvimento económico que Moçambique possui.
Para além destes sete temas, o MDM propõe-se a discutir outras questões relacionadas com o desenvolvimento e boa governação, onde se destaque a construção e gestão de infra-estruturas públicas, Transportes e Turismo; Agricultura e Pesca; Justiça e Função Pública.
Notícias

No comments: