Tuesday 28 August 2012

Abatidos cerca de seis mil coqueiros infestados pela “clyd”

Cerca de seis mil palmares infestados pela doença de amarelecimento letal do coqueiro, na província da Zambézia, foram destruídos, entre 2010 e 2012, para evitar a disseminação daquela enfermidade cientificamente conhecida por “clyd”.
O seu tratamento e desenvolvimento de acções de replantio dos cerca de oito mil hectares preparados para novas plantas estão a consumir cerca de USD582 mil desembolsados pelo MCA-Moçambique Millennium Challenge Acoount, programa financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América (EUA).
O programa já está a reduzir o nível de infestações pela “clyd” de 2,6%, em 2010, para 1,04%, em 2012, de acordo com o inventário acabado de ser realizado por aquele programa. Paralelamente ao combate contra a doença, agricultores do sector familiar da Zambézia estão a beneficiar de acções de treinamento para a produção de mudas e em matéria de prevenção e combate à doença de amarelecimento letal do coqueiro.
A taxa de sobrevivência das mudas plantadas durante os primeiros anos de implementação deste programa é estimada em cerca de 65%, contra a meta de 80%, sendo causas principais deste incumprimento a não realização de trabalhos de capinagem, rega às novas plantas e contra incêndios que se registam nas áreas replantadas, de acordo ainda com MCA-Moçambique.
O mesmo valor monetário está, igualmente, a ser usado nas acções de promoção da utilização da madeira de coco para produção de mobiliário, vigas de casas, placas e vasos de ornamentação por agricultores do sector familiar das zonas afectadas pela doença “clyd”.
São ainda financiadas actividades de aquisição de máquinas de processamento de arroz, mandioca, milho e amendoim e ainda para abertura de lojas de venda de suprimentos alimentares para incentivar a venda local.
Este programa arrancou em 2009 na Zambéza e já foram distribuídas sementes de culturas alternativas para assegurar o rendimento dos agricultores durante a fase de crescimento de novos coqueiros, actividade a ser desenvolvida numa área de seis mil hectares.
 
 
Correio da Manhã, em A Verdade

No comments: