Neste momento decorre o treinamento do pessoal que vai lidar com a nova realidade, para além de novos recrutamentos de mão-de-obra qualificada para garantir que na hora do arranque do novo aeroporto tudo esteja conforme o previsto.
Segundo o ministro, alguns técnicos deverão ser enviados para um estágio fora do país, embora se escusou a indicar onde, mas assegurou que para um melhor funcionamento há uma necessidade de internacionalizar o atendimento, previsto que está o aumento de utilizadores do nosso aeroporto.
Neste momento foi entregue e já está em funcionamento a Sala VIP destinada aos chefes de Estado, construída numa área afastada do resto do edifício, na zona da base aérea, com uma pista para manobras das aeronaves e o respectivo estacionamento.
Como cartão de visitas para qualquer um que vem a Moçambique, aquela infra-estrutura dignifica-nos e há a necessidade de observar e alertar para qualquer anomalia que for detectada na sua execução, o que ditou um ligeiro atraso na sua entrega em relação ao tempo previsto, mas que, segundo o ministro, de nada vai prejudicar o que já estava previsto.
“A obra está praticamente concluída, mas neste momento o empreiteiro está a fazer as correcções das anomalias detectadas, um trabalho que poderá ser concluído nos próximos dois meses. Por isso acreditamos que até Setembro poderemos ter a nova estrutura em funcionamento. Estamos satisfeitos com a obra e acreditamos que nos dignifica. Neste momento foi entregue e está a funcionar a Sala VIP para os chefes de Estado”, disse Zucula, para quem a sua construção numa zona isolada, na área da Força Aérea, tem a ver com questões de segurança e tranquilidade para a figura do Presidente.
O ministro dos Transportes e Comunicações disse que no prosseguimento do projecto de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Maputo, depois da conclusão do terminal de carga que já está em pleno funcionamento e da área internacional de passageiros, vai a seguir a de voos domésticos, que ocupará a área do antigo edifício.
“Vamos começar a partir o actual edifício para dar lugar ao terminal doméstico, um trabalho que deverá iniciar dentro de um mês. É um trabalho que será executado de forma faseada e vai obedecer ao mesmo padrão”, disse.
No comments:
Post a Comment