Tuesday 27 July 2010

MDM forma seus membros em todo o país

Para a elaboração do plano estratégico

O Movimento Democrático de Moçambique está a levar a cabo uma acção de formação dirigido aos seus membros em todo o país. O secretário-geral do MDM, Ismael Mussá, lidera a iniciativa, que essencialmente visa dotar os membros desta formação política de instrumentos que os permitam o domínio dos estatutos do partido e da constituição da República.
“A nível do partido, identificámos alguns pontos fracos onde alguns membros não têm um entendimento claro sobre os estatutos, concretamente no que tange aos seus deveres, direitos e obrigações”, disse Ismael Mussá.
Ainda segundo a fonte, o mesmo acontece em relação a Constituição da República, pois muitos membros do Movimento Democrático de Moçambique não dominam a lei fundamental, sobretudo quanto aos direitos cívicos, políticos e princípios de igualdade e liberdade.
“Julgamos ser imperioso fazer esta formação para que os membros do MDM exerçam a cidadania dentro do quadro legal vigente na República de Moçambique, porque verificamos que nem todos os membros entendem os princípios da democracia”, frisou o secretário-geral do MDM.
Temas como democracia, separação de poderes e exercício da cidadania estão a ser ministrados nesta formação, que já decorreu nas províncias de Gaza, Inhambane, Manica, Tete, Zambézia, Nampula e Sofala.
Refira-se que esta formação se enquadra no âmbito dos preparativos em curso no MDM visando a elaboração do plano estratégico que, em princípio, deverá ocorrer ainda este ano, bem como na preparação da sua participação nas eleições autárquicas de 2013.

Atanásio Marcos, O País, 26/07/10

No comments: