Wednesday 14 July 2010

Inflação em Junho atingiu os 14,5 por cento, segundo o Banco Central

A inflação em Moçambique chegou aos 14,5 por cento no mês de Junho, muito acima do limite dos 9,5 por cento que o governo tinha estabelecido, segundo dados do Banco de Moçambique.
Segundo um comunicado do Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique, em Maio, a inflação estava nos 12,69 por cento e em Junho do ano passado era de apenas 2,65 por cento.
“O nível de inflação em 2010 continua a ser determinado pelo fortalecimento do Rand (moeda da África do Sul) e pela revisão em alta dos preços administrados, com destaque para os dos combustíveis líquidos e água”, diz o comunicado.
O governo moçambicano estabeleceu como taxa máxima de inflação para este ano os 9,5 por cento e é a meta que matém para o fim de 2010.
Em relação aos países da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) o comunicado destaca que o crescimento do Produto Interno Bruto de Moçambique se situou nos 9,5 por cento no primeiro trimestre do ano, e diz também que a inflação se manteve em um digito no mês de maio, sendo as excepções Angola e Moçambique.
O comunicado refere ainda que em maio passado, no mercado internacional, os preços médios das principais mercadorias exportadas por Moçambique, à excepção do algodão, baixaram.

Notícias Lusófonas

No comments: