Tuesday 6 July 2010

Estudo alerta para debilidade da democracia e do ambiente de negócios


Apesar de prever crescimento económico em Moçambique para 2010

A corrupção continuará a constituir um desafio significativo, o que tornará a tarefa de debelar a pobreza e as desigualdades de rendimento mais difícil

Maputo (Canalmoz) - Prevê-se um crescimento anual da economia moçambicana na ordem dos 6% ao longo dos próximos cinco anos, ultrapassando o dos países vizinhos, refere um estudo da «Companies & Markets» publicado em Londres no último fim-de-semana. O estudo considera que o sector bancário em expansão irá apoiar esse crescimento através dos mercados de crédito emergentes.
A «Companies & Markets» salienta no estudo que “Moçambique continua a sofrer de um fraco ambiente de negócios, embora se acredite que nos próximos trimestres surjam dinâmicas que sejam benéficas para a comunidade empresarial do país”.
No estudo a que estamos a fazer referência, é salientado que “embora Moçambique tenha registado avanços em termos de democratização desde o fim da guerra civil, o sistema democrático permanece fraco”, acrescentando que “o partido dirigente, a Frelimo, depara com pouca oposição, facto que preocupa os observadores internacionais”. O estudo faz ainda notar que “a supremacia da Frelimo tem suscitado preocupações face ao aumento dos níveis de corrupção e de exclusão política dos que não apoiam esse partido”.
O estudo da «Companies & Markets» considera que a corrupção continuará a constituir um desafio significativo, o que tornará a tarefa de debelar a pobreza e as desigualdades de rendimento mais difícil. Uma oposição fraca, frisa o estudo, significa que o poder da Frelimo poderá fazer com este partido actue com maior impunidade.

(CANALMOZ, 06/07/10)

No comments: