Monday 31 May 2010

Ditador dá um milhão para ver a ‘canarinha’

Fortuna: ‘Escrete’ desloca-se quarta-feira ao Zimbabué para particular

O particular do Brasil na próxima quarta-feira contra a fraca selecção do Zimbabué (118º no ranking da FIFA) vai servir muito mais aos interesses do ditador Robert Mugabe do que à ‘canarinha’, que ainda assim vai sair de Harare com mais de um milhão de euros nos bolsos.

Pedida com insistência por Mugabe (que dirige há 30 anos um dos países mais pobres do Mundo e é acusado de corrupção e de eliminar fisicamente adversários) a partida foi viabilizada graças a um discreto mas decisivo apoio do presidente brasileiro Lula da Silva, um dos poucos chefes de Estado de grandes potências que já visitaram o Zimbabué. Há mais de um ano o governo africano tentava convencer várias selecções a fazerem a sua preparação para o Mundial no Zimbabué. Nenhuma aceitou. Mas, depois de contactos do Ministério do Turismo do Zimbabué com o governo brasileiro, o jogo ficou acordado.

O particular, que em nada vai ajudar na preparação do ‘escrete’, dada a diferença de futebol com a equipa africana – Dunga considerou-a fraca demais – vai custar ao Zimbabué um milhão e sessenta e seis mil euros. O governo zimbabueano quer um estádio cheio e mostrar o suposto amor pelo futebol. Com a exposição ao Mundo inteiro através da cobertura do jogo pela imprensa, o governo do Zimbabué espera quebrar o forte isolamento. A expectativa é que um terço dos estrangeiros que se desloquem à África do Sul visite também o país.


Por:Domingos Grillo Serrinha, no Correio da Manhã.

2 comments:

Anonymous said...

De onde vem todo esse dinheiro?
Quantas pessoas poderiam ser alimentadas com essa quantia?
Realmente... os governos africanos tem as prioridades erradas, continuam sempre olhando para o seu umbigo.
Mugabe continua o mesmo... ele é que escolheu o isolamento, agora que se safe sozinho, mas como ninguém consegue viver sozinho...
Este jogo deveria de ser boicotado, não sei a quem o Sr. Mugabe quer iludir com a sua ideia genial de mostrar ao mundo uma faceta do Zimbabwe que só existe na mente de Alzheimer dele e dos seus lambe-botas que papam da mesma manjedoura.
Maria Helena

JOSÉ said...

Muito bem, Maria Helena, é mesmo assim!
Infelizmente, do Zimbabwe já nada nos surpreende!