Sunday 23 May 2010

Mercado Central vai ser reabilitado

(J. Capela)
(J. Capela)

O CONSELHO Municipal da cidade de Maputo, CMCM, garante que já há fundos para o financiamento das obras de reabilitação do Mercado Central, na zona da baixa da cidade capital, um dos mais antigos e históricos do país.

Maputo, Quinta-Feira, 20 de Maio de 2010:: Notícias

As obras de reabilitação desta infra-estrutura poderão arrancar nos meados do ano em curso, visto que neste momento decorre a reestruturação dos sistemas de saneamento básico de alguns mercados desta cidade, sobretudo na provisão de sanitários públicos.

O vereador para a área de Mercados e Feiras do Município de Maputo, António Tovela, explicou que neste momento está-se na fase de preparação e de lançamento do concurso público que vai seleccionar o empreiteiro que vai executar os trabalhos.

Segundo disse, a reestruturação daquele mercado está incluída no plano estratégico da edilidade que prevê igualmente a remodelação das infra-estruturas que fazem parte da história do município.

“Trata-se de um mercado histórico e património da nossa cidade e é por isso que o Conselho Municipal pretende efectuar a reabilitação ainda este ano para garantir a sua preservação”, acrescentou.

Aquela infra-estrutura existe há mais de cem anos e nunca reabilitado, as poucas mexidas que foram feitas visavam melhorar a cobertura, os sanitários entre outras pequenas intervenções.

O vereador para a área de Mercados e Feiras garantiu que a reabilitação do mercado central vai consistir no restauro do seu plano arquitectónico, isto é, não se vai fugir do seu projecto inicial.

As obras serão executadas em três fases, sendo que a primeira vai consistir na regeneração da parte frontal, a segunda cobertura e a última, de finalização, abrangerá pequenos retoques visando devolver a imagem inicial do mercado.

Entretanto, a fonte escusou-se a revelar o montante a ser aplicado na execução do projecto alegadamente para não despertar o interesse dos empreiteiros, garantindo apenas que o dinheiro provirá dos cofres do município.

Em relação a outras infra-estruturas do género que estão em obras a fonte afirmou que os mercados grossista do Zimpeto, da Mafalala e 3 de Fevereiro beneficiam de intervenções parciais, com destaque para o melhoramento dos sanitários públicos e construção de muros de vedação, para o caso do mercado informal Estrela Vermelha.

No comments: