Sunday 23 May 2010

Vem aí o 3º Festival Mafalala

Uma das ruas do bairro da Mafalala
Uma das ruas do bairro da Mafalala

Maputo, Sábado, 22 de Maio de 2010:: Notícias

A ANIMAÇÃO cultural está de volta à Mafalala, o emblemático bairro por muitos considerado a “miniatura de Moçambique”, devendo se realizar no próximo dia 29 deste mês entre as 12.00h e 21.00h, no círculo da Mafalala, localizado no cruzamento entre as Ruas de Goa e de Timor Leste o 3º festival Mafalala.

Será um dia para desfrutar da gastronomia, música, teatro, poesia, artesanato e desfile das artes e talentos baseados na comunidade mafalalense.

Um comunicado de Imprensa enviado à nossa redacção pela organização do evento, indica que para esta edição será realizado o projecto Balcão de Informação Turística (BIT), que é uma iniciativa com vista a expandir o circuito de informação sobre as várias possibilidades de realização de turismo em Maputo, sobretudo das viagens de lazer, desmistificando, desse modo, a preconcepção de que “é caro fazer turismo em Moçambique”.

A Associação IVERCA - Turismo, Cultura e Meio-Ambiente, mentora e organizadora do evento, refere que a presença do BIT no Festival Mafalala é a fase experimental dum projecto maior que esta agremiação tem em carteira, mas no prisma de estimular o turismo doméstico, promover o destino Maputo e diversificar a oferta da cidade aos olhos dos seus visitantes.

Dentre as atracções do dia, uma atenção especial vai para os “Mafalala Walking Tours” que são visitas guiadas pelo bairro da Mafalala, sob a alçada de guias comunitários formados no projecto Mafalala Turística. Uma visita onde se terá a oportunidade de contemplar pontos de interesse histórico-cultural que marcam a história de Moçambique e do bairro da Mafalala.

“A sensibilização comunitária e a componente ambiental são também prioridades do evento, traduzindo-se na realização de jornadas de limpeza e montagem de um sistema de gestão de resíduos sólidos para posterior reciclagem. A mesma é realizada com o apoio da Associação Comunitária Ambiente da Mafalala - ACAM, uma associação parceira sediada no bairro da Mafalala”, lê-se no comunicado.

De referir que as edições anteriores tiveram uma média de seis mil e quinhentos espectadores, entre os habitantes do bairro, munícipes em geral e um largo número de turistas estrangeiros residentes em Maputo. Importa, contudo, realçar que o evento está inserido no Projecto Mafalala Turística e visa contribuir para a diversificação da oferta turística da cidade de Maputo, a partir do desenvolvimento de um novo e atractivo pólo de turismo cultural e suburbano, explorando a história, as tradições e os demais elementos que constituem a identidade deste importante bairro do país.

No comments: