Friday 21 May 2010

“Aldeia Cultural” nas ruas de Maputo


ARRANCA hoje o programa Aldeia Cultural, uma iniciativa na qual estarão presentes centenas de fazedores de arte no país, entre outros participantes. O evento, que decorrerá até ao dia 25 do mês em curso, contará, dentre várias acções, com o lançamento do álbum “Timbila ta Venâncio”, pertencente ao compositor e exímio tocador de timbila, mestre Venâncio Mbande, da região de Guilundo, no distrito de Zavala, em Inhambane.

Para a participação inscreveram-se mais de 80 grupos de artistas a título individual e colectivo, o que representa um total de 700 fazedores de arte.

A este conjunto juntam-se mais 350 que participam no VI Festival Nacional de Cultura provenientes dos distritos que compõem a cidade de Maputo, incluindo os distritos de Kanhaca e Katembe. Isto equivale a dizer que a “II Aldeia Cultural” congrega mais de mil artistas.

Artistas plásticos, actores de teatro, artesãos, cantores, estilistas, modelos, poetas, declamadores e demais criadores sairão dos seus ateliers e estúdios de produção para o espaço público, onde ao ar livre poderão criar e apresentar publicamente a sua arte.

A “Aldeia Cultural” é uma combinação de actividades artísticas que vai decorrer na Avenida Samora Machel, concretamente em frente à estátua do primeiro Presidente do nosso país, Samora Moisés Machel.

A iniciativa congregará teatro, dança, poesia, literatura, cinema, artes plásticas, música e gastronomia, pretendendo ser mais uma iniciativa de divulgação de diferentes expressões culturais moçambicanas bem como criar contactos entre os autores e o público.

O projecto é uma iniciativa de operadores culturais da cidade de Maputo em parceria com associações culturais e o Ministério da Cultura. Vários artistas e grupos como Girassol, Mutumbela Gogo, Luarte (teatro), Tufo da Mafalala, Gwaza Muthine (dança), Silita, Cheny, Ivete (música) e muitos outros destas e de outras modalidades culturais participarão tornando o local num autêntico pólo cultural da capital do país durante os três dias do evento.

Esta é a segunda edição da “Aldeia Cultural”, realizando-se depois do sucesso da primeira experiência no ano passado, em que participaram cerca de 300 artistas e teve a parceria das associações dos escritores (AEMO), músicos (AMMO), cineastas (AMOCINE), bem como de artistas a título individual e grupos culturais nacionais.

Notícias, 21/05/10

No comments: