Friday 28 May 2010

BICICLETA NA CIDADE DE MAPUTO


Escusado será dizer que o Critical Mass Maputo já faz parte das nossas vidas! E da vida da cidade de Maputo!

Gostaríamos de vos lembrar do próximo evento CMM 005 será já nesta 6ª-feira, dia 28 de Maio ás 18:00 no sítio do costume… para os que se andam a baldar o sítio do costume é a Praça da Independência, junto à Catedral de Maputo.

Vá lá! Que seja esta a vossa oportunidade para conhecerem o CMM e a cidade de Maputo com outros olhos e outras sensações. Já notámos grandes diferenças entre a primeira edição, em que o trânsito nem nos ligava nenhuma, e a última em que toda a cidade se comporta de maneira diferente ao ver-nos passar. Basta muito pouco para fazer ver ao mundo que é essencial pensar em alternativas de circulação e nós, convosco, podemos fazer isto e muito mais!

Comemorem a 5ªedição deste evento connosco e verão que 1 horinha por mês pode ser tão gratificante para si e para Maputo!

CRITICAL MASS MAPUTO
email: criticalmassmaputo@gmail.com
facebook: CRITICAL MASS MAPUTO
blog: criticalmassmaputo.wordpress.com

Critical Mass (CM) é um movimento global que realiza passeios de bicicleta em mais de 300 cidades do mundo para promover o uso da bicicleta como transporte não poluente.

As Critical Mass também são conhecidas nos países lusófonos como Massa Crítica e Bicicletadas porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta.

Em Maputo o ponto de encontro é na Praça da Independência (junto à Sé Catedral), na última sexta-feira de cada mês, pelas 18h00. O próximo passeio será realizado no dia 28 de Maio.

Pode participar qualquer pessoa que queira conhecer a cidade de uma outra forma, andar de bicicleta em grupo e que esteja interessada em contribuir para a promoção do uso da bicicleta. Basta aparecer no local e hora habituais com a sua bicicleta. Se quiser trazer um/a amigo/a tanto melhor.

Segundo uma das participantes, Tatiana Langa, “A ideia é reunir as pessoas que gostam de pedalar e de bicicletas, que pretendam promover este meio de transporte, que se preocupam com o ambiente e que queiram contribuir para uma cidade de Maputo mais saudável e ecológica. A cidade tem carros a mais e grandes problemas de mobilidade. Menos carros e mais bicicletas nas nossas ruas poderiam fazer de Maputo uma cidade mais próspera, bela, limpa, segura e solidária.”

O desafio fica lançado a todos os interessados: “Venham daí, não tenham vergonha! Pedalar faz bem à alma e ao mundo!”


Já está a funcionar a lista de discussão da Critical Mass Maputo. Pretende-se que seja uma plataforma de troca de ideias, iniciativas de cá e de lá e sobretudo um fórum de reflexão e participação para promovermos ainda mais a utilização da bicicleta em Maputo.
Sempre que queiram criar uma nova mensagem destinada a todos os membros da lista ou responder a algo basta enviarem um email para

criticalmassmaputo@yahoogroups.com

2 comments:

Ulrich said...

egal, parabens pelo blog

JOSÉ said...

Ulrich, obrigado pela visita.
Saudações fraternas de África.