Monday 10 May 2010

Disponíveis fundos para reabilitação do Mercado Central de Maputo


Um dos patrimónios históricos da capital do país

Neste momento há outras obras em curso visando melhorar o sistema de saneamento básico dos mercados desta cidade, sobretudo na provisão de sanitários públicos.

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo, CMCM, garante que já há fundos disponíveis para a reabilitação do mercado Central no centro da cidade de Maputo, uma das referências históricas no país.

As obras de reabilitação daquele mercado poderão arrancar nos meados do ano em curso, conforme anunciou o vereador de Mercados e Feiras do município de Maputo, António Tovela.

Tovela acrescentou que, neste momento, está-se na fase de lançamento do concurso, que irá determinar o empreiteiro que irá executar as obras.

Para Tovela, a reabilitação daquele mercado enquadra-se naquilo que é o plano estratégico do conselho municipal para este ano. “A reabilitação do Mercado Central é um dos grandes projectos nossos para este ano, por se tratar de um mercado histórico e património da nossa cidade”, frisou a fonte.

Refira-se que aquele mercado existe há mais de 100 anos e, durante esse período, nunca havia beneficiado duma reabilitação de vulto. Tovela explicou, igualmente, que a reabilitação do mercado em causa vai consistir no restauro do seu plano arquitectónico. Ou seja, não se vai fugir daquilo que é o seu projecto inicial. As obras serão executadas em três fases. a primeira, irá consistir na regeneração da parte frontal, e a segunda vai compreender a parte de cobertura e a finalização das obras.

O vereador escusou-se a revelar o montante envolvido para todo o projecto, alegando que tal podia despertar o interesse dos concorrentes. No entanto, o nosso jornal soube de fontes seguras que as obras poderão custar cerca de 590 mil dólares americanos.

Por outro lado, Tovela disse que para além da reabilitação do mercado central, há várias obras que estão em curso nalguns mercados, com destaque para os mercados grossista de Zimpeto, Mafalala, 3 de Fevereiro, entre outros. Trata-se de obras que fundamentalmente visam melhorar o sistema de saneamento através da provisão de sanitários públicos. No mercado Estrela Vermelha, o CMCM está a construir um muro de vedação, ao que se seguirá a construção de sanitários públicos para a melhoria do sistema de saneamento.

Refira-se que o valor da reabilitação do mercado central sairá dos cofres da edilidade.


Tiago Valoi, O País

No comments: