Friday 28 May 2010

Crítica legítima ou sátira de mau gosto?



Ontem, ao sintonizar online uma Rádio moçambicana, fui confrontado com uma situação que me fez refelectir.No referido programa, constatei que falavam de modo jocoso sobre Afonso Dhlakama, fazendo até referências à sua esposa e a uma filha que está na Beira.
Eu acredito que a liberdade de expressão é um dos pilares das democracias e também acredito que as figuras públicas devem estar sujeitas ao escrutínio público. Eu critico certas situações que envolvem Afonso Dhlakama mas questiono se é correcto fazerem sátira dessas mesmas situações.
Crítica legítima ou sátira de mau gosto? Eu fiquei na dúvida!

2 comments:

Shirangano said...

Caro José,
Cá por mim, nem uma nem outra coisa. Aliás, infelizmente não ouve o tal programa radiofónico, mas não tenho dúvidas que isso não passa de um preconceito partidário e já devias estar acostumado, pois, tornou-se numa prática reiterada, sobretudo situações que envolve Afonso Dhlakama. O líder da Renamo tornou-se uma espécie de indivíduo fácil de criticar ou fazer piada de muito mau gosto e, por essa razão, as pessoas multiplicam-se em sucessivas e desesperadas iniciativas de ataque pessoal. Mas, não devemos negar que Dhlakama tem andado de “gaffe” em “gaffe”.

JOSÉ said...

Shir, trata-se do programa matinal da referida Rádio, tem um momento de humor.

Eu continuo na dúvida, mas também é lamentável a frequencia e gravidade das gaffes" de Afonso Dhlakama.