Os projectos da ponte e estrada até Ponta do Ouro vêm sendo equacionados há bastante tempo, mas só tiveram andamento do ano passado para cá. Em Outubro último, o Conselho Municipal da cidade de Maputo revelou que estão em análise cinco propostas submetidas pelos concorrentes pré-seleccionados para a segunda e última fase do concurso público para o efeito.
David Simango, presidente do Conselho Municipal da capital, explicou na altura que terminada a análise das propostas pelos consultores, o processo passaria para uma comissão interministerial, órgão que iria discutir os detalhes com o vencedor do projecto.
Entretanto, o ministro das Obras Públicas e Habitação, que falava a partir de Negomano, Cabo Delgado, por ocasião da cerimónia da inauguração da Ponte da Unidade, não indicou a fase em que o projecto se encontra neste momento, tendo apenas garantido que uma série de trabalhos estava em curso, para que as infra-estruturas sejam erguidas ainda no decurso deste mandato, que vai até 2014.
Ainda na mesma senda, o ministro disse ser meta do Executivo nestes cinco anos ligar os extremos sul e norte do país por terra, ou seja, ter uma estrada asfaltada desde a Ponta do Ouro ao Rio Rovuma, em Cabo Delgado.
Sobre este projecto, Cadmiel Muthemba falou das obras em curso no sector de estradas, de modo a permitir que até ao fim deste quinquénio toda a extensão da Ponta do Ouro ao Rovuma esteja devidamente asfaltada.
Para além de referir-se às obras de reabilitação de alguns troços da Estrada Nacional Número Um, com destaque para Xai-Xai/Chissibuca, o responsável máximo das Obras Públicas e Habitação também falou de um projecto iminente de obras de construção da ligação entre a cidade de Quelimane e o distrito de Chinde, que actualmente representa um desafio duro para os utentes da via.
Cadmiel Muthemba não avançou os montantes a serem investidos na materialização destas iniciativas, concretamente a ligação Ponta do Ouro/Rio Rovuma, que a caracterizou de “sonho do Governo” para o presente quinquénio.
Entretanto, para o caso da ponte sobre a baía de Maputo e estrada para Ponta do Ouro, David Simango disse em Outubro do ano passado que as infra-estruturas poderão ser construídas num sistema de “leasing”, em que a instituição vencedora do concurso público para a sua edificação custeia as obras, acordando-se um prazo para o Estado amortizar a dívida a ser contraída.
No comments:
Post a Comment