Wednesday 12 May 2010

Ponte na baía de Maputo pronta neste quinquénio

Uma ponte vai ligar a cidade de  Maputo ao distrito de Katembe (Arquivo)
Uma ponte vai ligar a cidade de Maputo ao distrito de Katembe (Arquivo)

O Governo, através do ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Muthemba, reafirmou ontem a concretização, durante o presente quinquénio, 2010/14, do projecto de construção de uma ponte sobre a baía do Maputo, ligando a baixa da capital e o distrito municipal KaTembe, bem como da estrada para a Ponta do Ouro.

Maputo, Quinta-Feira, 13 de Maio de 2010:: Notícias

Os projectos da ponte e estrada até Ponta do Ouro vêm sendo equacionados há bastante tempo, mas só tiveram andamento do ano passado para cá. Em Outubro último, o Conselho Municipal da cidade de Maputo revelou que estão em análise cinco propostas submetidas pelos concorrentes pré-seleccionados para a segunda e última fase do concurso público para o efeito.

David Simango, presidente do Conselho Municipal da capital, explicou na altura que terminada a análise das propostas pelos consultores, o processo passaria para uma comissão interministerial, órgão que iria discutir os detalhes com o vencedor do projecto.

Entretanto, o ministro das Obras Públicas e Habitação, que falava a partir de Negomano, Cabo Delgado, por ocasião da cerimónia da inauguração da Ponte da Unidade, não indicou a fase em que o projecto se encontra neste momento, tendo apenas garantido que uma série de trabalhos estava em curso, para que as infra-estruturas sejam erguidas ainda no decurso deste mandato, que vai até 2014.

Ainda na mesma senda, o ministro disse ser meta do Executivo nestes cinco anos ligar os extremos sul e norte do país por terra, ou seja, ter uma estrada asfaltada desde a Ponta do Ouro ao Rio Rovuma, em Cabo Delgado.

Sobre este projecto, Cadmiel Muthemba falou das obras em curso no sector de estradas, de modo a permitir que até ao fim deste quinquénio toda a extensão da Ponta do Ouro ao Rovuma esteja devidamente asfaltada.

Para além de referir-se às obras de reabilitação de alguns troços da Estrada Nacional Número Um, com destaque para Xai-Xai/Chissibuca, o responsável máximo das Obras Públicas e Habitação também falou de um projecto iminente de obras de construção da ligação entre a cidade de Quelimane e o distrito de Chinde, que actualmente representa um desafio duro para os utentes da via.

Cadmiel Muthemba não avançou os montantes a serem investidos na materialização destas iniciativas, concretamente a ligação Ponta do Ouro/Rio Rovuma, que a caracterizou de “sonho do Governo” para o presente quinquénio.

Entretanto, para o caso da ponte sobre a baía de Maputo e estrada para Ponta do Ouro, David Simango disse em Outubro do ano passado que as infra-estruturas poderão ser construídas num sistema de “leasing”, em que a instituição vencedora do concurso público para a sua edificação custeia as obras, acordando-se um prazo para o Estado amortizar a dívida a ser contraída.

No comments: