Em Abril do ano passado, quando da assinatura do contrato da adjudicação da obra, Jiang Zhaoyao, vice-presidente da Anhui Foreign Economic Construction Corporation (AFECC), empresa encarregue pela remodelação, garantiu que todos os trabalhos seriam terminados antes do início do “Mundial” de futebol, tendo, porém, reconhecido na ocasião que “o tempo é demasiado apertado e o trabalho é árduo”.
A expectativa na altura era de que as novas instalações fossem utilizadas durante a Copa do Mundo de Futebol, que decorrerá entre Junho e Julho próximos em várias cidades sul-africanas.
Mesmo assim, a parte da construção civil em si deverá ser concluída até 31 de Maio corrente, sendo o período dali ao início da utilização do novo empreendimento reservado para os testes da funcionalidade dos equipamentos, de acordo com fonte competente da empresa Aeroportos de Moçambique (ADM).
Acácio Tuendue, director do Projecto de Reabilitação e Remodelação do Aeroporto Internacional de Maputo, disse ao “Notícias” que o atraso do cronograma das obras foi ditado por uma série de factores adversos, tendo destacado dificuldades de importação de alguns materiais necessários para os trabalhos.
Apesar do cenário, o nosso interlocutor sublinhou que neste momento tudo está a ser feito no sentido de a parte da construção civil ser concluída ainda este mês para que os testes dos equipamentos possam arrancar logo, o que permitirá o início da utilização plena das novas infra-estruturas até 31 de Agosto próximo.
A primeira fase do megaprojecto de modernização e ampliação do principal aeroporto do país compreende a construção de um pavilhão VIP presidencial, da nova torre de controlo, edificação da nova terminal de carga, bem como das terminais doméstica e internacional de passageiros separadas. Prevê-se ainda nesta etapa a instalação de hidrantes para abastecimento de combustível e construção de uma incineradora para lixo proveniente das aeronaves e de outras áreas da infra-estrutura.
A terminal de carga foi a primeira componente a ser concluída, estando em uso desde Janeiro do ano passado, período em que o empreiteiro virou todas as suas atenções para a terminal internacional de passageiros, construção da torre de controlo e do pavilhão VIP presidencial, já concluído. A construção da terminal doméstica de passageiros só vai arrancar quando a internacional estiver em funcionamento.
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