Thursday 16 July 2015

ZIMBABWE QUER FARMEIROS BRANCOS NA PRODUÇÃO

– Pela primeira vez, o governo do Zimbabwe sugeriu que pode permitir que alguns farmeiros brancos podem ser autorizados a permanecer nas suas terras, 15 anos depois de autorizar ocupação de farmas pelos desmobilizados veteranos de guerra, o que levou o país a uma crise económica.
O Ministro das terras, Douglas Mombeshora, disse ter ordenado aos governadores provinciais para elaborarem uma lista de farmeiros brancos que eles querem que permaneçam nas suas terras que lhes parecem de “importância como estratégia económica”.
Nós não temos uma política separada para os brancos quando se trata de distribuição de terras. Pedimos às províncias para nos darem uma lista de nomes de farmeiros brancos que eles querem que permaneçam nas suas farmas para que lhes possamos dar documentos de garantia que lhes permitam planificar devidamente as suas operações,” disse Mombeshora.
Mais de 4.000 farmeiros brancos perderam as suas terras depois de Mugabe perder num referendo sobre a nova constituição e, na tentativa de recuperar a popularidade, autorizou a ocupação de farmas por veteranos de guerra desmobilizados.
Actualmente, ficaram menos de 300 farmeiros brancos enquanto muitas das farmas tomadas estão sem produzir e o Zimbabwe tem que importar alimentos.



(AIM)

No comments: