Saturday 18 July 2015

Diáspora moçambicana em Portugal expõe preocupações a Filipe Nyusi





A comunidade moçambicana residente em Portugal transmitiu hoje ao Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, as preocupações da diáspora que se relacionam, sobretudo, com a situação dos estudantes, viagens e maior abertura por parte da embaixada.

  
O chefe de Estado moçambicano esteve reunido durante mais de duas horas com centenas de moçambicanos residentes em Portugal, nas instalações do ISCTE em Lisboa.O representante da Comunidade de Moçambicanos, Lívio de Morais, pediu a Filipe Nyusi a "retoma dos voos Maputo-Lisboa-Maputo", pelas Linhas Aéreas de Moçambique, com passagens aéreas mais baratas e a redução do preço das tarifas aduaneiras do aeroporto.
Lívio Morais pediu também a redução dos preços do tarifário telefónico entre Portugal e Moçambique e a "assinatura de um protocolo" ao nível da imprensa para que a comunidade na diáspora venha beneficiar de informação atualizada.O representante dos estudantes moçambicanos residentes em Portugal exprimiu preocupação sobre as bolsas de estudo mas sobretudo pediu ajuda para que sejam conseguidos convénios de saúde para os alunos de Moçambique que se encontram a estudar em estabelecimentos de ensino portugueses.
Evelise Ferreira, residente em Lisboa, pediu ao chefe de Estado moçambicano melhor preparação e "ética profissional" ao corpo de polícia em Moçambique e em Portugal uma maior "abertura" por parte da embaixada de Maputo.
"É preciso maior interação da embaixada de Moçambique em Portugal com a comunidade, é preciso que nos abram as portas", afirmou a moçambicana residente em Lisboa, aplaudida pelas centenas de pessoas que se encontravam na sala.
Filipe Nyusi dialogou com os moçambicanos presentes esclarecendo que em relação aos voos para Moçambique existem "problemas" para resolver ao nível das autoridades da aviação civil internacional mas revelou, sem detalhar, novos convénios com a França e a Turquia sobre ligações aéreas.
O chefe de Estado tomou particular nota sobre as preocupações sobre os apoios aos estudantes na área da saúde e disse que "aprecia" o comportamento dos cidadãos de Moçambique residentes em Portugal.Filipe Nyusi referiu-se também à visita de Estado a Portugal, que termina hoje, afirmando que transmitiu às autoridades portugueses o compromisso em relação à "paz e o diálogo" em Moçambique.

Diário Digital com Lusa

No comments: