Wednesday 22 July 2015

Imagem do eldorado ultrapassa medos xenófobos



Detidos mais de 600 violadores de fronteira em direcção à RAS
- Os números correspondem as estatísticas do fluxo migratório de apenas uma semana
 
Apesar de recentemente o território sul-africano ter assistido a segunda grande violência xenófoba, maiorit ariamente contra estrangeiros de origem negra, milhares de cidadãos de diferentes nacionalidades continuam a ser surpreendidos e detidos pelas autoridades a tentarem entrar ilegalmente no território sul-africano.
É a imagem, por um lado do eldorado e, por outra, da escassez de emprego em vários países, particularmente na região austral.
O exemplo desta realidade pode ser aferida pelos números que semanalmente são tornados público pelas autoridades fronteiriças, das quais a Migração e as Alfândegas.
Nisto, só na semana passada, um total de 622 violadores de fronteira, no sentido Moçambique – República da África do Sul (RAS) foi detectado e impedido de continuar a viagem. O grupo, que diante das autoridades justifica a aventura com a necessidade de buscar melhores condições de vida, foi apreendido ao longo dos sete dias da semana passada em várias e diferentes circunstâncias.
Deste universo, 240 são de nacionalidade moçambicana, 107 zimbabueanos, 81 malawianos, 170 tanzanianos e 24 zambianos.
Enquanto uns tentavam entrar na África do Sul, outros tentavam entrar no território moçambicano através de várias fronteiras, das quais o Aeroporto Internacional de Maputo.
São, no total, 238 imigrantes que foram detidos e se encontram actualmente sob custódia, aguardando capacidade e possibilidade de serem recambiados para os territórios de origem.
As autoridades de migração nas fronteiras de Ressano Garcia e de Ponta D‘ Ouro, na província de Maputo, receberam um total de 319 cidadãos moçambicanos repatriados da República de África do Sul
.

mediaFAX, 22.07.2015

No comments: